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Saiba como fazer uma gestão de tempo eficiente e tornar sua rotina mais ágil

gestão de tempo

Você também tem a sensação de que está sempre correndo? Mesmo correndo, tem a impressão que não consegue dar conta de tudo? Já falou a famosa frase “meu dia precisa ter 48 horas”? Então vem cá, desacelere, pegue um cafezinho e entenda nesse artigo como a gestão de tempo pode te ajudar.

A importância da gestão de tempo para o crescimento profissional

Uma matéria muito interessante da jornalista Sibele Oliveira, publicada na UOL ano passado, explicou porque nossa percepção de tempo tem ficado cada vez mais “acelerada”. Em entrevistas com diversos especialistas, a explicação vem da quantidade de informações que somos submetidos – o que dá a sensação de estarmos sempre devendo alguma coisa.

Um trecho da matéria explica que “precisamos tomar cuidado com a síndrome da pressa. As pessoas sentem que não dão conta. E realmente, muitas vezes não dão porque querem fazer coisas além do que poderiam”. 

Atire a primeira pedra quem não tentou começar algo novo na quarentena e se frustrou. De yoga ao pão caseiro, tentamos inserir várias atividades na nossa rotina e nem sempre isso dá certo.

Mas a grande questão é: o que faz dar certo? O que algumas pessoas estão fazendo para conseguir fazer tudo o que querem e ainda ter tempo de sobra? Como crescer profissionalmente se não sobra tempo para nada?

A resposta pode ser mais prática do que parece, e é sobre a gestão de tempo. Com ela é possível mudar a forma que nos relacionamos com nossas ocupações e ter uma rotina muito mais saudável, eficiente e ágil.

7 dicas para fazer uma gestão de tempo eficiente

1 – Defina objetivos e metas

Coloque tudo no papel, escreva seus objetivos, metas e tudo o que você precisa fazer para chegar lá. Avalie se dá conta e pense em estratégias para cumpri-las. 

Sabendo o que você quer e o que precisa para alcançar, o caminho vai ficar muito mais claro e seu tempo agradece. 

2 – Priorize tarefas

Uma forma bem eficiente de definir quais tarefas são prioritárias é usando o Princípio de Pareto (entenda mais aqui). 

Essa teoria afirma que 80% dos resultados vêm diretamente de 20% dos esforços empregados, então você pode analisar quais são as tarefas que você precisa se concentrar primeiro – e que irão trazer mais resultados.

3 – Crie um cronograma

Lista criada, tarefas priorizadas, agora é a hora de criar um cronograma. Ele é super importante na gestão do tempo porque vai nortear a sua rotina. 

Se você criar um intervalo para cada tarefa, por exemplo, vai começar a entender o que está tomando mais o seu tempo e pode ir criando estratégias para lidar com isso.

4 – Saiba delegar

Antes de tudo, duas coisas muito importantes: você não consegue abraçar o mundo e nem é a única pessoa que sabe fazer as coisas bem feitas.

Aprenda a dividir responsabilidades e obrigações (seja no âmbito profissional ou doméstico). Delegar tarefas é super necessário para não se sobrecarregar e conseguir fazer uma gestão de tempo eficiente.

5 – Cuide da saúde mental (pausas)

Tão necessário quanto ter um cronograma de obrigações é ter tempo de pausa. Temos uma péssima notícia para você que está atravessando madrugadas tentando dar conta de tudo: seu corpo e sua mente estão implorando para você parar e as coisas que você está fazendo não estão ficando tão boas.

Isso acontece porque nós precisamos de um tempo para relaxar. Um estudo publicado no jornal científico Neuron mostrou que quando não temos momentos de pausa mental e ficamos em uma rotina estressante 24 horas por dia, prejudicamos áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato, aprendizagem e memória.

Além disso, a falta dessas pausas também pode desencadear quadros de estresse crônico e até depressão.

6 – Não procrastine

Já falamos aqui no blog como a procrastinação está ligada ao “medo” (muitas vezes inconsciente) de enfrentar determinadas tarefas e situações. E que a maioria das pessoas procrastinam em tarefas que são resolvidas em menos tempo do que elas supõem.

Algumas formas indicadas para evitar a procrastinação é estabelecendo cronogramas e usando métodos de concentração.

7 – Evite distrações

Um desses métodos de concentração que você pode usar para evitar grandes distrações é o Método Pomodoro. Ele é bem interessante porque dá “espaço” para você se distrair, mas com um tempo limitado.

Isso ajuda muito a focar no que é necessário sem precisar ficar “offline” do mundo por muitas horas. 

Também vale dizer que para evitar distrações o lugar pode te influenciar muito, então se possível procure sempre um canto calmo para realizar suas tarefas.

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