Descubra 4 formas de acelerar seu crescimento profissional

crescimento profissional

Quando foi a última vez que você pensou em planejar seu crescimento profissional? Se nunca fez isso, talvez agora seja a hora de começar. Por mais que seja muito legal viver a vida a la Zeca Pagodinho em “deixa a vida me levar”, uma hora sua carreira irá cobrar o preço por não ter sido planejada.

A boa notícia é que existem algumas maneiras bem eficazes de planejar o seu futuro profissional. O mais importante se você deseja fazer isso é escolher um ponto de partida.

Vamos mostrar aqui algumas formas de acelerar o seu crescimento profissional e se destacar no mercado de trabalho, confira:

Crescimento profissional dentro da empresa: como funciona?

Infelizmente é muito comum que alguns profissionais tenham a carreira estagnada por falta de oportunidades e reconhecimento nas empresas onde trabalham. 

Então antes de começar a falar sobre isso, vale a reflexão: a empresa que você está atualmente oferece recursos para que você cresça profissionalmente? Existem oportunidades de promoção? Existe incentivo e feedback? Existem áreas onde você pode atuar com cargos mais altos ou mais responsabilidades?

Se as respostas forem não, talvez você precise começar a considerar outras empresas e propostas.

Bom, mas se as respostas forem sim, é hora de buscar oportunidades de crescimento profissional lá dentro. Tome medidas proativas para mostrar que está disposto, essa mentalidade também permitirá que você se expanda em novas áreas.

 

Crescimento profissional e suas estratégias

Em primeiro lugar, saiba o que deseja alcançar. O desenvolvimento profissional não tem um único objetivo ou resultado. Na verdade, os resultados podem ser tão pessoais quanto o processo que você segue para chegar lá.

Porém, existem 3 fases que são bastante comuns entre profissionais que estão traçando um plano de carreira, veja:

  • Início: habilidades básicas e experiência inicial
  • Crescimento: promoções e movimentos laterais
  • Anos posteriores: funções de gerência e independência

No início da sua carreira, o crescimento profissional pode significar aumentar suas qualificações e conhecimentos dentro do setor escolhido ou ganhar certas habilidades para atuar no mercado de trabalho.

Já na parte intermediária, você pode querer direcionar as oportunidades de promoção e construir habilidades de liderança

E, à medida que você cresce profissionalmente, a última fase é normalmente começar a considerar cargos mais altos ou começar o seu próprio negócio.

4 formas de acelerar o crescimento profissional

Defina um objetivo

Primeiro, estabeleça seu objetivo. Ele é qualquer meta que vai te motivar ao longo de todo o processo e dar aquele impulso para construir seu plano de crescimento profissional. 

Talvez você queira manter um emprego, ganhar um salário mais alto ou se destacar na sua empresa. Você pode definir metas de curto, médio e longo prazo, que vão desde ganhos rápidos, que podem exigir pouco esforço para serem alcançados, até metas finais ambiciosas que você sabe que levarão anos para serem concretizadas.

Você precisa de um plano pelo mesmo motivo que precisa de um mapa, uma bússola ou um aplicativo Waze. Porque ele permite que você se oriente conforme avança ao longo do caminho.

Desenvolva habilidades e competências

Com um plano traçado, é a hora de entender o que você precisa saber para chegar lá. Observe quais são as habilidades das pessoas em áreas e cargos que você quer ocupar e descubra como adquiri-las. 

Busque desenvolver tanto habilidades técnicas quanto emocionais. Também é válido procurar novas oportunidades de networking, já que uma boa rede de relacionamentos irá te ajudar a seguir em frente.

Invista em capacitação e conhecimento

Os mentores e os treinamentos certos podem fazer toda a diferença. Na Galícia Educação, por exemplo, existem diversos programas que podem te ajudar a se desenvolver como gestor para que você progrida em seu plano de carreira e alcance seus objetivos.

Não pare!

Mantenha o foco em seus objetivos enquanto desenvolve suas competências e lembre-se sempre de onde quer chegar. O crescimento profissional não é algo que acontece uma vez e depois para. É algo em que você trabalha o tempo todo, estabelecendo novas metas à medida que atinge suas ambições de curto e médio prazo.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos como esse direto no seu e-mail e conheça as soluções educacionais da Galícia Educação, podemos te ajudar a alcançar seus objetivos de carreira!

Compartilhe este artigo e inscreva-se em nossa newsletter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos

Quem já abriu um negócio sabe que não tem jeito: os primeiros clientes são os amigos, parentes e indicações. Isso é realmente …

Com a operação, Edtech cumpre plano de negócio traçado para 2021 e multiplica suas metas.  A Galícia Educação, primeira escola que nasceu totalmente digital …

A diversidade nas empresas é um tema cada vez mais em foco. Mais do que nunca, os empregadores estão priorizando iniciativas de …

Estamos vivendo em um contexto onde conseguimos enxergar de maneira clara e cada vez mais próxima a mudança do mercado e nas …

A jornada do consumidor mudou (e muito) ao longo dos anos. Com o comércio eletrônico cada vez mais forte e uma chuva …

Para entender o que é e como funciona o Design Thinking em primeiro lugar é preciso ter em mente que ele não …

Skip to content