7 livros sobre liderança para sair da zona de conforto

livros sobre liderança
5kjiyoja6k3.png

Receba conteúdos, dicas, informações e ferramentas 100% gratuitas para ter a experiência de ser um estudante da Escola de Gestão.

Sobre o Dia Nacional do Livro

Hoje, 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro é comemorado aqui no Brasil. Essa data foi criada no ano de 1810 para comemorar a inauguração da primeira biblioteca brasileira. 

A Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, chegou para marcar a nova capital do país (que antes era em Salvador). Ela contava com livros, manuscritos, mapas, moedas, estampas e medalhas.

Hoje, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é a maior da América Latina e está entre as dez maiores do mundo.

Livros sobre liderança: o que aprendemos na prática?

Já mostramos algumas vezes por aqui no blog que a liderança não é necessariamente uma habilidade inata, que você já nasce com ela. Existem várias técnicas que, quando aprendidas e aplicadas, podem ajudar a desenvolver essa habilidade.

É por isso que, para comemorar o Dia Nacional do Livro, trouxemos algumas dicas de obras que têm mudado mentalidades no mundo dos negócios em relação à liderança ao longo das últimas décadas. 

Eles contém estudos e apontamentos essenciais para todo profissional que deseja se destacar profissionalmente e encontrar mais equilíbrio na vida pessoal. Além disso, vários contém estudos de caso para definir padrões de liderança e encontrar pontos em comum.

Confira aqui alguns livros sobre lideranças que podem te ajudar a evoluir na carreira:

7 livros sobre liderança para sair da zona de conforto

1 – Líderes se Servem por Último, de Simon Sinek

Começando por nada menos do que um best seller, esse livro fala sobre o segredo do sucesso de uma equipe. 

“Líderes se Servem por Último”, de Simon Sinek, é um fenômeno editorial e tem como foco explicar o porquê de algumas empresas chegarem ao sucesso e outras à falência.

Para fazer isso, o autor norte-americano, se inspira em um lema de fuzileiros navais (“os oficiais se servem por último”) e traz diversas histórias  – de militares a controladores de voos. 

E tem mais: para escrever o livro, Simon Sinek fez um estudo sobre a evolução humana e as substâncias biológicas desenvolvidas ao longo da história. Então, além de um estudo social, existe também uma vertente psicológica bem interessante no livro.

2 – Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

O livro publicado em 1995 nos EUA foi revolucionário tanto no mundo dos negócios quanto no da educação. O autor Daniel Goleman apresentou ao mundo o conceito de “duas mentes”, que fala sobre a inteligência emocional e a inteligência racional.

“Inteligência Emocional” mostra casos do dia-a-dia onde a incapacidade de lidar com as emoções pode acabar com carreiras super promissoras. Além disso, fala sobre as habilidades essenciais para ter êxito no ambiente de trabalho, nos relacionamentos e até ter bem-estar físico.

É uma ótima oportunidade para ter uma visão mais ampla do potencial humano.

3 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen Covey

A terceira dica da lista é um livro com mais de 15 milhões de cópias vendidas e traduzido para 38 idiomas. “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” fala sobre desenvolvimento pessoal e organizacional e o grande mote é ajudar as pessoas a encontrar o equilíbrio no cotidiano.

O autor Stephen Covey foi um escritor norte-americano que trouxe a ideia da transformação verdadeira vinda do investimento em novos hábitos e mudanças de crenças. 

Para chegar ao crescimento pessoal e profissional, o autor mostra sete hábitos que impactam imediatamente na produtividade.

4 – A Essência do Líder — Warren Bennis

O livro “A Essência do Líder” traz insights e examina o que define a liderança, as pessoas que definem a liderança, as pessoas que a são referências e as estratégias que podemos usar para ser um bom líder.

Em uma crítica contra uma falta de liderança no mundo, o autor Warren Bennis fornece um guia para preencher esse vazio e, com muita filosofia, define o que é a liderança e como ela se relaciona com as metas pessoais e o autoconhecimento.

5 – Gestão da emoção — Augusto Cury

Em “Gestão da Emoção”, o autor Augusto Cury escreve sobre gestão da emoção. Ele mostra várias técnicas para as pessoas melhorarem a performance profissional e pessoal em busca de uma mente criativa.

Segundo o autor, “só é eficiente quem aprende a ser líder de si mesmo, ainda que intuitivamente: tropeçando, traumatizando-se, levantando-se, interiorizando-se, reciclando-se”.

O livro é feito por 8 MegaTGEs (Mega Técnicas de Gestão da Emoção), cada uma com técnicas diferentes. Essas técnicas estão associadas não só a mudanças de comportamento, mas também de sentimentos e pensamentos.

6 – Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

A sexta dica da nossa lista é fruto dos aprendizados de Laszlo Bock, chefe do setor de Operações de Equipe do Google. O livro “Um novo jeito de trabalhar” mostra como a empresa atrai, motiva e retém talentos. 

O autor explica as nove regras que podem ser aplicadas nas empresas para transformá-las. Essas regras são incomuns e, segundo ele, podem inspirar líderes de todos os setores.

7 – Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes — Michael Watkins 

O livro “Os Primeiros 90 Dias” foi escrito por Michael Watkins e publicado originalmente pela Harvard Business Press, impactando grande parte do setor dos negócios.

O autor expõe um plano de aceleração de transição de carreira em 90 dias, incluindo os desafios e táticas para enfrentar esse momento de forma eficiente. 

Conheça as indicações de leitura de artigos sobre liderança em nosso blog também!

Aqui no nosso blog estamos sempre falando sobre liderança e suas técnicas, segredos e tendências. Veja alguns artigos que você pode se interessar:

Como desenvolver competências de um bom líder com o pipeline de liderança?

Saiba o que esperar do futuro da liderança

Alcance uma liderança de sucesso com a pós graduação em gestão de pessoas

Conheça a importância da liderança em novos tempos

Além disso, o curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas – Liderança em novos tempos é voltado para aqueles que almejam alcançar posições executivas em suas carreiras e conta com a mais completa estrutura de habilidades técnicas e comportamentais (hard e soft skills).

Assine também a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo sobre o assunto!

Mais artigos

Nomear algo é difícil. Porém, toda empresa precisa de pelo menos uma estratégia de naming básica. Por isso, nesse artigo explicaremos como …

Se você trabalha com marketing digital provavelmente já ouviu falar sobre UX (User Experience) e UI (User Interface). Mas mesmo dentro desse …

No mercado financeiro, a maioria dos investidores dependem muito de informações precisas, claras e carregadas de análises para tomar qualquer decisão. Essas …

Uma marca é muito mais que um logo. Ela é toda uma experiência que os clientes (e futuros clientes) têm com os …

O que antes parecia coisa de economistas e investidores, hoje está cada dia mais popularizado entre todos. O planejamento financeiro pessoal já …

Os últimos dois anos mudaram quase tudo – para os negócios, para os líderes, para os funcionários. Agora, conforme a “poeira baixa”, …

Skip to content