Você provavelmente conhece a sensação de sentar para trabalhar e ser levado por distrações ao longo de todo o dia. Ou começar a fazer várias tarefas ao mesmo tempo e não conseguir focar de fato em nenhuma. A procrastinação, então, nem se fala.
A boa notícia é que você pode treinar seu cérebro para se concentrar melhor incorporando exercícios de atenção plena ao longo do dia. A técnica Mindfulness tem se popularizado no mundo todo por, além de contribuir com o bem-estar de forma geral, ajudar a ter mais produtividade no trabalho.
É por isso que hoje vamos falar sobre ela e como você pode usá-la mesmo se for uma pessoa superocupada. Acompanhe o artigo de hoje para entender melhor o que queremos dizer:
O que é Mindfulness e como surgiu?
O conceito de Mindfulness vem da antiga filosofia oriental e budista há mais de 2.500 anos. No mundo ocidental, esse conceito foi introduzido no fim do século 20 pelo médico norte-americano Jon Kabat-Zinn, que conheceu a atenção plena pela primeira vez praticando com professores de meditação zen-budista.
Em diversas obras, Jon Kabat-Zinn trouxe o conceito de Mindfulness para o uso na atualidade e, naturalmente, gerou interesse em milhares de pessoas por todo o mundo. Ele também começou um programa na Universidade de Oxford com foco em redução de estresse por meio da técnica Mindfulness – que, por sinal, foi muito bem aceito por acadêmicos e praticantes.
A técnica Mindfulness pode ser definida, enfim, como a atenção plena e consciência no momento presente. É como se fosse uma forma de entender tudo o que acontece no seu corpo e na sua mente ao mesmo tempo, ajudando na concentração e trazendo benefícios para várias áreas da vida.
Entenda a seguir como funciona a técnica e saiba como aplicá-la no seu dia-a-dia.
Entenda como funciona essa técnica
Existem alguns modos diferentes de aplicar a Técnica Mindfulness, mas os mais frequentes são chamados de prática formal e prática informal.
A prática formal é sobre a própria meditação, em que você reserva algum tempo do seu dia, vai para um lugar mais calmo e pratica o exercício da respiração e concentração plena, normalmente de olhos fechados.
Já o segundo tipo de prática, o informal, é feito durante as ações normais do dia a dia (sem precisar parar para meditar de fato). Nessa prática o Mindfulness ensina a usar todos os cinco sentidos em todas as atividades – mesmo que elas sejam muito simples, como comer, caminhar ou tomar banho.
Como aplicar no trabalho em apenas 6 passos
Passo 1 – Sente-se de forma confortável, apoie os pés no chão e encontre uma boa posição para as mãos.
Passo 2 – Marque 3 minutos em seu cronômetro e feche os olhos.
Passo 3 – Concentre-se no seu corpo, no que está sentindo em cada parte dele, desde o contato com o chão até a sensação das roupas.
Passo 4 – Depois se concentre em como você está respirando, na forma como o ar entra e sai do seu corpo.
Passo 5 – Quando o cronômetro despertar, comece a ampliar sua atenção para além do seu corpo, tente entender o entorno também, prestando atenção nos sons, no clima, entre outros.
Passo 6 – Abra os olhos lentamente.
Depois de terminar essa prática e se preparar para começar a trabalhar, a atenção plena pode ajudar a aumentar sua eficácia.
Principais benefícios do Mindfulness
Muitos estudos já foram realizados, principalmente depois dos anos 2000, com foco em Mindfulness e seus benefícios. Entre eles estão:
- Redução do estresse. Em 2010, foram feitas 36 pesquisas que exploraram o uso de técnicas mindfulness. Os pesquisadores concluíram que elas são úteis para reduzir o estresse e evitar o desenvolvimento de problemas clínicos como a ansiedade e a depressão.
- Aumento da concentração. Outro estudo sobre Mindfulness examinou a capacidade dos participantes de focar a atenção no trabalho e evitar distrações. O estudo mostra que os participantes que usaram a prática tiveram um desempenho significativamente melhor em todas as medidas de atenção.
- Clareza mental e autocontrole. O Mindfulness é capaz também de promover esses pontos já que, com a prática, as pessoas se tornam mais conscientes de si mesmas.
Alguns outros estudos também apontam benefícios como melhora da autopercepção, a modulação do medo e inúmeros benefícios à saúde, incluindo aumento do funcionamento imunológico e redução do sofrimento psíquico.
8 Técnicas de Mindfulness para pessoas ocupadas
Além da técnica dos 3 minutos que citamos acima, existem alguns outros métodos de colocar o Mindfulness em prática mesmo se você for uma pessoa superocupada. Veja alguns deles:
1 – Prática de atenção pela amanhã
Essa prática é uma das mais conhecidas no Mindfulness e consiste em um exercício que deve ser feito antes mesmo de você sair da cama. A atenção plena da manhã deve ser feita em silêncio, voltando a sua atenção para sua respiração e fazendo uma lista mental de coisas pelas quais você sente gratidão.
2 – Meditação andando
Encontre um lugar tranquilo e comece a andar devagar. Concentre-se na experiência de caminhar, tendo consciência das sensações de ficar em pé e dos movimentos sutis que mantêm seu equilíbrio.
3 – Refeição contemplativa
A técnica Mindfulness pode ser aplicada também durante as refeições. A dica é deixar de lado todas as distrações a que estamos acostumados (como assistir à televisão, por exemplo) e se concentrar na comida, seu sabor, sua aparência, sua textura e a reação do seu corpo ao ingeri-la.
4 – Visão Consciente
É um exercício simples, exigindo apenas uma janela com algum tipo de vista. Observe o lado de fora e veja tudo o que há para ver. Evite rotular e categorizar o que você vê fora da janela – por exemplo, em vez de pensar em “pássaro” ou “prédio”, tente observar as cores, os padrões ou as texturas. Tente ver o mundo do lado de fora da janela da perspectiva de alguém não familiarizado com a paisagem.
5 – Exercícios
Exercícios que trabalham com, além da parte física, a respiração e componentes mentais são muito bem-vindos. Yoga e artes marciais são alguns exemplos.
6 – Banho com atenção plena
O banho é um ótimo momento para praticar a técnica Mindfulness – e é considerado um dos métodos mais relaxantes. Sinta a água, o cheiro do sabonete, a temperatura do local. Observe e ouça como a água atinge sua pele e cai no chão. Esteja ciente de seus pensamentos e sentimentos ao fazer isso.
7 – Elimine as distrações
Comece a reparar quais são as coisas que costumam tirar sua concentração e tente eliminá-las pouco a pouco.
8 – Foco nas emoções
Em qualquer momento do dia, é possível manter uma atitude em que você “ouve” o seu corpo e suas emoções, para entender de fato como você reage em cada uma das situações.
Aprenda sobre si mesmo e seja um profissional melhor com a nossa Certificação Profissional “Gestão de Si”
Como vimos, o autoconhecimento é superimportante não só para o bem-estar na vida pessoal, mas também para conseguir manter um bom desempenho no trabalho e na vida acadêmica.
Pensando nisso, desenvolvemos aqui na Galícia Educação a Certificação Profissional “Gestão de Si”, um módulo que vai te ajudar a potencializar sua gestão física, mental, emocional e profissional com as melhores ferramentas. Conheça o curso aqui e saiba mais!
Aproveite e se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades por aqui.