6 curiosidades da pós-graduação à distância

pós graduação

Depois de anos de estudos, o tão sonhado diploma da graduação chega. Porém, a plenitude do formando dura pouco. Em pouco tempo já surge uma dúvida para te tirar o sono: fazer ou não pós-graduação? E, se sim, qual? 

Para te ajudar nesse momento, vamos mostrar algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre a pós-graduação a distância.



Antes de tudo, vale lembrar que os cursos de pós-graduação estão se reinventando para atender a grande demanda de profissionais. Hoje já existem pós-graduações para praticamente todas as áreas do conhecimento e é muito mais acessível se tornar um especialista e se destacar no mercado.

O que é e como funciona a pós-graduação?

A pós-graduação é um curso que fornece habilidades e conhecimentos mais específicos dentro de cada área, aprofundando assuntos que são abordados na graduação. Há muitas opções e é preciso estar atento para não errar, então neste artigo vamos te ajudar nessa escolha.

No geral, a pós-graduação atende dois tipos de profissionais, sendo eles: os que querem dar ênfase em pesquisas, estudos e carreiras acadêmicas (stricto sensu) e aos que estão mais voltados para o mercado de trabalho (lato sensu). Ambas são oferecidas de forma presencial ou à distância (EaD).

Curiosidades sobre a pós-graduação à distância

 Existem algumas questões sobre a pós-graduação EaD que ainda te deixam em dúvida?

Vamos listar algumas curiosidades para te ajudar a decidir qual será a melhor opção, levando em consideração seu estilo de vida e suas necessidades.

  1. A educação a distância surgiu antes que a televisão

Pois é, no Brasil dos anos 40 as pessoas já aprendiam pelo rádio, guiadas pelo próprio locutor. Nos EUA, as universidades tinham cursos de extensão enviados pelo correio. 

  1. Um a cada cinco estudantes matriculados no Ensino Superior estuda a distância

Segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados em 2020.

  1. Os horários dos cursos são flexíveis

O quão flexível você precisa que seu curso seja? Você trabalha e tem horários fixos? Tem outras atividades? A flexibilidade do curso chama atenção porque na maioria das instituições que oferecem essa modalidade é possível que você encaixe as aulas na sua rotina da melhor maneira. Mas olha só: é preciso ser disciplinado para não acumular as aulas.

  1. Os valores são mais acessíveis

Na maioria dos casos, como as instituições não têm grandes gastos com infra-estrutura como na modalidade presencial, isso reflete no valor final do curso (e os torna mais barato). 

  1. O certificado é o mesmo que em um curso presencial

O diploma da pós-graduação EaD é reconhecido da mesma forma que o presencial, já que a modalidade não é discriminada no documento.

  1. O acesso ao conteúdo é mais simples

Existe a possibilidade de acessar o conteúdo quando e onde achar melhor, os cursos deixam as aulas salvas, facilitando seu acesso e tirando suas dúvidas quantas vezes forem necessárias.


Tempo de uma pós EaD x Tradicional – existe diferença?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tanto a modalidade EaD quanto a presencial precisam necessariamente ter o mesmo tempo de duração. A principal diferença nesse quesito é a flexibilidade.

As aulas presenciais exigem maior disciplina em relação aos horários, e por sua vez, a EaD permite que o aluno assista as aulas onde e quando quiser.

Lato Sensu x Stricto Sensu 

Vale lembrar que a pós-graduação é dividida em duas partes: lato sensu e stricto sensu, e entre elas também há variações que são de extrema importância entender para escolher qual é a melhor opção (até porque elas não têm o mesmo tempo de duração).

Veja a diferença:

Lato Sensu

  • Especialização e MBA:  360 horas-aula, que podem variar entre 12-18 meses.
  • Aperfeiçoamento: 180 horas-aula, que podem ser feitas em até 6 meses.

Stricto Sensu 

  • Mestrado;
  • Acadêmico: requer dedicação exclusiva por 2 anos, formando professores universitários e pesquisadores.
  • Profissional: não requer dedicação exclusiva, e sua duração é entre 12-18 meses, focando em teorias e técnicas do mercado de trabalho.
  • Doutorado: dura em média de 4-5 anos, deve ser apresentada uma tese sobre a linha de pesquisa que foi realizada durante esse tempo.

Como funcionam as provas de pós-graduação a distância?

A aplicação das avaliações pode variar de acordo com a instituição escolhida. Algumas possuem um pólo presencial e exigem que o aluno se desloque até lá para realizar a prova, enquanto outras contam com estrutura 100% online.

Por isso é de extrema importância se atentar a esses detalhes ao escolher a instituição e o curso, saber de qual forma as avaliações são aplicadas, se os pólos presenciais são próximos ou se haverá como se locomover nas datas das provas.

O que o MEC diz sobre cursos EaD

O MEC – Ministério da Educação, reconhece o curso de pós-graduação na modalidade à distância (EaD) e estabelece em sua legislação algumas normas quanto ao funcionamento e credenciamento das Instituições.  

Segundo Resolução CNE/CES nº 1, “§Art. 1° Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto nesta Resolução”.

Quanto aos cursos de stricto sensu, as exigências são mais rigorosas, “§ 1º A autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu são concedidos por prazo determinado, dependendo de parecer favorável da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, fundamentado nos resultados da avaliação realizada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e homologado pelo Ministro de Estado da Educação”.

Dica: O portal do Ministério da Educação disponibiliza informações  sobre as instituições de educação superior que são credenciadas e estão aptas a oferecer cursos. 

Exemplos de cursos EaD aceitos pelo MEC

Hoje em dia há muitos cursos nas mais diversas áreas que são aceitos pelo Ministério da Educação, abaixo seguem alguns cursos que são bastante procurados em 7 diferentes áreas:

  • Direito (Direito e Gestão Tributária, Direito Digital e Compliance e Direito Público)
  • Gestão ( MBA em Gestão de Negócios Digitais para profissionais da saúde, Gestão de Times Remotos e RH e comunicação não violenta)
  • Educação (Tecnologia aplicada a sala de aula, Docência e Diversidade e Orientação Educacional)
  • Tecnologia (MBA Definitivo para Startups, Análise de Dados e Big Data)
  • Marketing (MBA em Marketing, Jornalismo Digital e Marketing e Branding)
  • Engenharia (Projetos de Estrutura, Redes de Computadores e Gestão de Projetos em Produção)
  • Saúde (Microbiologia Avançada, Educação Especial e Tricologia e Terapias Capilares)
  • Diversidade (Diversidade Religiosa, Diversidade Sexual e de Gênero e Diversidade Étnico – Cultural)

Lembrando que para iniciar as atividades as instituições devem ser credenciadas ao MEC e seguir todas as suas normas que estão especificadas em suas Resoluções. 

Pós-Graduação na Galícia Educação

A Galícia Educação chegou no mercado com uma proposta diferente, oferecendo cursos que conectam o conhecimento, as pessoas e o mercado de trabalho.

O foco é o mundo real e a aplicação do conhecimento, então as aulas apresentam exposições de cases reais e próximos, com entrevistas, depoimentos e visitas virtuais em empresas onde há ação.

Veja mais alguns diferenciais do curso de pós-graduação da Galícia Educação:

  • Reconhecimento MEC – Cursos 100% online reconhecidos pelo Ministério da Educação.
  • Carga horária total de 360h para os cursos de pós, sem contar com o TCC que é opcional e sem banca.
  • Cursos de pós que se adequam à sua velocidade. Escolha entre a formação em 6 ou 12 meses.
  • Certificados profissionais para os cursos livres e badges para cada módulo de pós que podem ser compartilhados em redes sociais como forma de demonstrar suas novas competências e evolução.
  • Durante a pós, os assuntos são divididos em 12 módulos de 30h com certificado.
  • Cada módulo possui 10 temas distintos relacionados à disciplina. 3 horas de aprendizado cada.
  • Cada tema conta com 3 aulas em vídeo de 20 minutos com apresentação, discussão e conclusão. 1 capítulo de eBook e 1 quiz.
  • Ao todo, você conta com 360 aulas em vídeo, 12 eBooks, 12 casos práticos e muito mais.
  • Liderança – Sessões que complementam a aprendizagem, auxiliando na disciplina do estudante/profissional ao promover a criação de comportamentos de alto desempenho.
  • Mentoria – Webinars e grupos de discussão com executivos líderes em seus mercados para engajamento e orientação.
  • Experiência – Programas de inserção dos estudantes em empresas relevantes para sua carreira. Summer jobs, estágios, oficinas e visitas.

Toda a estrutura foi cuidadosamente pensada para atender às suas necessidades e alinhar suas expectativas quanto a um bom curso de pós-graduação EaD. Quer saber um pouco mais? Conheça aqui os cursos disponíveis.

E se gostou do conteúdo, assine a nossa newsletter e receba mais informações sobre o mercado de trabalho, tecnologia, desenvolvimento profissional e muito mais!

Compartilhe este artigo e inscreva-se em nossa newsletter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos

Quem já abriu um negócio sabe que não tem jeito: os primeiros clientes são os amigos, parentes e indicações. Isso é realmente …

Com a operação, Edtech cumpre plano de negócio traçado para 2021 e multiplica suas metas.  A Galícia Educação, primeira escola que nasceu totalmente digital …

A diversidade nas empresas é um tema cada vez mais em foco. Mais do que nunca, os empregadores estão priorizando iniciativas de …

Estamos vivendo em um contexto onde conseguimos enxergar de maneira clara e cada vez mais próxima a mudança do mercado e nas …

A jornada do consumidor mudou (e muito) ao longo dos anos. Com o comércio eletrônico cada vez mais forte e uma chuva …

Para entender o que é e como funciona o Design Thinking em primeiro lugar é preciso ter em mente que ele não …

Skip to content