O que é Martech e Adtech e como elas se complementam?

martech

Nos últimos anos muitas soluções e ferramentas surgiram para ajudar empresas a se consolidarem no universo digital – e elas incluem o conceito de AdTech e MarTech. Quer saber um pouco mais sobre elas e como podem te ajudar? Então você está no lugar certo.

O que é MarTech?

MarTech (Marketing + Technology) é o termo usado para se referir às tecnologias que ajudam a otimizar e dimensionar as atividades de marketing

Essas ferramentas são usadas tanto no planejamento quanto na execução das campanhas de marketing. Elas ajudam a monitorar e registrar os resultados, ajustar táticas com base nos insights que os dados revelam e construir relacionamentos com os clientes.

O que é AdTech?

AdTech (Advertising + Technology) é um subconjunto de MarTech, e nele estão as tecnologias voltadas para anúncios online. Elas ajudam anunciantes e agências de publicidade a criar, executar, gerenciar e medir campanhas de publicidade na internet. 

Esse tipo de campanha publicitária tem se popularizado cada vez mais porque exige menos investimento da parte das marcas (em parte porque conseguem focar em públicos muito específicos).

Como funciona cada uma? 

Para ficar mais claro a função de cada uma, vamos mostrar alguns exemplos de como cada um desses conceitos de tecnologia se aplica na prática. Olha só:

Exemplos de MarTech

  • SEO: ferramentas de otimização de conteúdo para aumentar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Isso inclui plataformas como o plugin Yoast e o site  SemRush, por exemplo.
  • Análise da web: as ferramentas que permitem aos profissionais de marketing ver quem visitou um site, quais páginas foram lidas e por quanto tempo e, em seguida, melhorar a eficácia dos sites. O Google Analytics é a ferramenta de análise da web mais conhecida.
  • Gerenciamento de mídia social: os profissionais de marketing usam essas ferramentas para agendar e postar conteúdo em canais de mídia social e rastrear o alcance do conteúdo para o público. MLabs é uma dessas ferramentas.
  • CRM: inclui ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Muitas vezes são integrados com outro MarTech para apoiar a função geral de marketing. BuzzMonitor e Stilingue são exemplos dessas ferramentas.
  • E-mail marketing: Integrados ou não ao CRM, os sistemas de marketing por email são usados para as empresas se comunicarem com seu público de maneira simples. Alguns exemplos dessas plataformas são: RD Station, HubSpot e Mailchimp.
  • Sistema de gerenciamento de conteúdo: ajuda a empresa a gerenciar seus conteúdos em várias plataformas –  desde o site até landing pages e blogs.  WordPress e Squarespace são alguns exemplos. 

Exemplos de AdTech

  • Anúncios Search: existem plataformas para comprar anúncios e ajudar os sites a aparecer nos resultados de pesquisa. O mais conhecido é o Google Ads.
  • Mídia Programática: compra de anúncios via software, sem contato com proprietários de sites e outras mediações. 
  • Facebook Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads: são os canais pagos onde é possível impulsionar publicações com o objetivo de atingir uma meta específica de um negócio – seja ela conhecimento de marca, geração de leads, vendas, etc. 

Quais as diferenças entre AdTech e MarTech?

Você já percebeu que algumas funções de marketing e anúncios parecem se cruzar, né? Pode ser confuso saber a diferença entre MarTech e AdTech. Vamos mostrar algumas maneiras de diferenciá-los.

Veja as cinco áreas que destacam as principais diferenças entre AdTech e MarTech:

1 – O papel de cada uma

No centro da AdTech estão os anúncios e todos seus dados e métricas relevantes (impressões, aquisições, visualizações, etc). As ferramentas da Adtech são projetadas para ajudar anunciantes e agências de publicidade a criar, executar, medir e gerenciar campanhas de publicidade online.

A MarTech, por outro lado, é mais sobre toda a construção de imagem online. Ela permite que os profissionais de marketing criem, executem e gerenciem campanhas de marketing não apenas com o uso de anúncios, mas também com toda uma cadeia de relacionamento com os clientes.

2 – O modelo de faturamento

Alguns especialistas em marketing simplificam a diferença entre AdTech e MarTech comparando os métodos de faturamento. 

As soluções da AdTech precisam de investimento, enquanto a MarTech pode ser feita em muitos canais gratuitos – como redes sociais, e-mail, SEO e outros métodos ​​para nutrir uma base de clientes existente.

3 – O alvo

A grande maioria das soluções AdTech são baseadas em dados de terceiros (por exemplo, cookies de terceiros), enquanto as soluções MarTech podem aproveitar uma combinação de cookies primários e vários dados pessoais como base de e-mail e nomes.

Este é um método mais pessoal e direto para nutrir a base de clientes existente.

Resumindo: MarTech tem mais a ver com a comunicação direta com os clientes que já interagiram com uma marca, pois a empresa sabe seus dados como nome, endereço, idade e localização.

Como elas se complementam?

Esses conceitos de marketing se complementam na medida que conseguem suprir toda a jornada de um cliente. 

Por exemplo: uma pessoa vê um anúncio de um produto no Instagram (AdTech) e visita o site da empresa. Ela não compra o produto, mas continua recebendo anúncios de produtos semelhantes (AdTech). Ela vê um anúncio sobre um eBook relacionado à compra (AdTech) e se inscreve em um formulário para baixá-lo (MarTech). 

A partir daí, a pessoa começa a receber e-mails relacionados ao produto que está interessada (MarTech). Curiosa, pesquisa no Google (MarTech e AdTech) sobre a loja, entra no site e fala com um auxiliar no chat (MarTech). 

Depois, ela efetua a compra e recebe uma pesquisa para saber o seu nível de satisfação (MarTech).

Esse é um exemplo super resumido, mas percebe como, ao longo do processo de compra o cliente passou tanto por ferramentas de AdTech quanto de MarTech?

Juntas, elas podem tornar a experiência do cliente mais satisfatória e não deixam os leads “escaparem” do funil de vendas.

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Que a MarTech e a AdTech tornam as funções de marketing e publicidade mais automatizadas, simplificadas e eficientes você já sabe. Mas como fazer isso na prática?

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