A comunicação eficaz é uma ferramenta essencial em todos os níveis de uma empresa, mas ela é ainda mais importante quando estamos em tempos incertos. A pandemia colocou esse assunto em foco e por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre ela que pode ser sua grande aliada no trabalho remoto: a comunicação assertiva.
O que já vinha aumentando nas últimas duas décadas se consolidou no último ano e hoje pelo menos 43% das empresas brasileiras trabalham em home office, segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria BTA.
Um dos desafios desse novo cenário é ter uma comunicação eficaz entre as equipes, lideranças e clientes. A falta dela pode levar a muitos prejuízos, desde diminuição de produtividade até acúmulo de funções e estresse em todo o time.
Então vamos lá, entenda o que é a comunicação assertiva e como você pode usá-la da melhor forma em tempos de home office:
Comunicação assertiva: o que é exatamente?
A comunicação assertiva é definida como “ a capacidade de falar e interagir de uma maneira que considere e respeite os direitos e opiniões dos outros, enquanto também defende seus direitos, necessidades e limites pessoais ” (Pipas & Jaradat, 2010, p. 649).
Claro que a comunicação assistiva não é apenas o que você diz – sua mensagem – mas também como você diz. O intuito é falar de maneira direta e respeitosa.
No trabalho remoto, é comum que a equipe se comunique por mensagens de texto e por reuniões de vídeo (muitas vezes sem câmera). Por esses meios, principalmente quando você não está vendo a pessoa com quem está falando, é muito mais difícil “sentir” a intenção na fala.
Sendo assertivo, você tem mais chance de transmitir a mensagem com clareza porque as pessoas estarão mais focadas no conteúdo da fala do que reagindo a sua entrega – o que é super normal quando as pessoas falam de maneira passiva ou agressiva.
Comunicação não assertiva: quais os impactos?
Uma comunicação não assertiva tem dois lados que podem ser extremamente prejudiciais tanto na vida profissional quanto pessoal. Veja:
- Comunicação passiva
Um artigo da Forbes publicado recentemente mostrou um exemplo de como a comunicação passiva pode ser prejudicial para a vida pessoal. Ele conta a história de uma mulher que decidiu tirar a sexta-feira para trabalhar em casa e que assim teria a possibilidade de fazer aulas de yoga às 18h. Porém, toda sexta um membro do time decidia fazer uma reunião de última hora.
Ela mandou um e-mail sugerindo que a reunião fosse feita no começo da semana que dizia assim: “Você não acha que essas reuniões seriam mais produtivas no início da semana?”. Ele não respondeu.
A reunião só deixou de acontecer quando ela foi muito clara e disse: “Não estou disponível para reuniões às sextas-feiras. No entanto, como essas preocupações tendem a surgir todas as semanas, estarei adicionando uma reunião recorrente ao calendário de nossa equipe na quinta-feira para lidar com esse avanço. Eu dei uma olhada nos calendários de todos. Parece que está aberto às 14h ou 15h. Por favor, responda com sua preferência.”
Percebe a diferença? No e-mail anterior, a comunicação passiva não estava estabelecendo um limite e dizendo o que ela realmente queria dizer.
Isso pode ter efeitos muito nocivos para a saúde mental, pois você vai aceitando tudo para não causar um mal estar no trabalho mas acaba sobrecarregado e nunca tem sua opinião realmente levada em consideração.
- Comunicação agressiva
Agora considere o outro lado. Se o seu estilo de comunicação for agressivo, você pode parecer uma pessoa que desconsidera as necessidades, sentimentos e opiniões dos outros.
Pessoas muito agressivas intimidam os outros e podem até ser ameaçadoras. Essa comunicação mina a confiança e o respeito mútuo, então sua mensagem nunca vai ser mais importante do que a forma como você está falando.
Com o tempo, o comportamento agressivo prejudica os relacionamentos, o que torna difícil para você ter seus objetivos e necessidades atendidos.
Dicas práticas para uma comunicação assertiva em tempos de home office
Veja algumas formas de manter uma comunicação assertiva no home office com as dicas abaixo:
Alinhamento de expectativas
No home office (e ainda mais nos tempos incertos que estamos passando) é importante deixar as expectativas claras. Em relação a comunicação, o sugerido é estabelecer a forma com que o time irá se comunicar em cada situação.
Por exemplo: reuniões serão para assuntos x; e-mails serão os assuntos y e mensagens rápidas de chat serão para assuntos z.
Fala clara e objetiva
Diga o que precisa ser dito sem se explicar demais. Uma ideia para fazer isso com eficiência em reuniões é fazer uma lista com tudo o que você precisa dizer e para quem aquela mensagem será direcionada.
Empatia
Tente entender como a outra pessoa (ou o time) vê a situação. Depois de considerar o ponto de vista do outro, expresse o que você deseja. A comunicação é uma via de mão dupla, então não adianta somente um lado funcionar com eficácia.
O uso das câmeras como aliado
Nós sabemos que não é todo dia que você se sente confortável ou quer ligar a câmera nas reuniões. Mas ela é uma grande aliada na comunicação e as expressões faciais ajudam ainda mais a manter uma comunicação assertiva.
Para manter relações com novos funcionários o uso das câmeras é ainda mais efetivo, já que as pessoas não se conhecem pessoalmente.
Além disso, em tempos de pandemia, onde reduzimos o contato com muitas pessoas que gostamos, é bom ver um rosto amigável de vez em quando.
Reuniões diárias e/ou semanais
Reuniões regulares de alinhamento são bem importantes para a informação fluir na empresa e todos conseguirem se comunicar de forma assertiva.
Reserve um horário todos os dias (ou semanas, dependendo do trabalho) para bater os pontos dos projetos e discutir tarefas mais importantes. Mesmo que essas reuniões sejam curtas, elas podem ajudar muito na rotina do home office.
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