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O que é MVP e onde pode ser aplicado?

o que é mvp

O ano era 1999. Um jovem queria um tênis e foi até um shopping para comprar o tal tênis. Porém, ele não achou o tal tênis e por isso decidiu abrir uma loja de sapatos online. E foi assim que o Produto Mínimo Viável (MVP) nasceu. Quer saber o que é MVP? Então vem com a gente!

Bom, ao invés de fazer pesquisas de mercado extensas e caras, ele construiu um site básico. Em seguida, ele entrou em um site de uma loja de sapatos, salvou as fotos e as colocou no seu site. Ao receber o pedido, ele comprou os sapatos na loja e os despachou.



Embora ele perdesse dinheiro em todas as vendas, era uma maneira incrível de testar uma ideia de negócio. Depois de entender que os clientes estavam dispostos a comprar sapatos pela internet, ele começou a transformar sua ideia em um negócio.

Foi assim que Nick Swinmurn construiu a empresa Zappos, que mais tarde foi comprada pela Amazon por 1,2 bilhões de dólares.
A abordagem que Nick seguiu é o que hoje chamamos de MVP.

O que é mvp?

No mundo dos negócios, MVP é a sigla de Minimum Viable Product – que é traduzido como Produto Mínimo Viável. O conceito gira em torno de usar a versão mais simples possível de um produto, usando poucos recursos. Assim, é possível testá-lo antes do lançamento oficial.

Mesmo um MVP usando recursos mínimos, o produto precisa definir sua proposta de valor. Com isso, pode-se acelerar o lançamento no mercado, atrair os primeiros usuários e, se preciso, adequar o produto desde o início.

Depois que o MVP começa, o dono do produto espera pelo feedback. Com base nesse feedback, a empresa irá corrigir os bugs e apresentar novos recursos sugeridos por esses primeiros usuários.

A abordagem MVP permite:

– Fazer uma entrada precoce no mercado – que leva a uma vantagem competitiva;
– Fazer um teste inicial da ideia com usuários reais para verificar se o produto é capaz de resolver seus problemas de forma eficiente;
– Trabalhar com eficácia para desenvolver um produto completo que integre feedbacks do usuário.

Como funciona e onde pode ser aplicado?



O MVP funciona usando apenas as funcionalidades básicas que demonstram o produto e sua capacidade de “resolver um problema” do usuário.

No desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, o MVP seria uma versão básica dele. Depois que o público-alvo é testado, acontece a construção do produto real.

Apesar de ser bem conhecido e usado em startups, o MVP pode ser aplicado em basicamente todos os setores e mercados. Ele pode ser usado até para projetos pessoais que você nunca tirou do papel, já que é como se fosse um “test drive” da sua proposta.

Exemplos práticos de MVP



Aqui estão algumas empresas bem famosas ​​que lançaram MVPs com sucesso. Olha só:

Facebook



Quando o Facebook foi lançado, um MVP foi feito apenas para conectar alunos de escolas e faculdades por meio de mensagens. A ideia era apenas conectar as pessoas por meio de uma plataforma social e organizar encontros. O Facebook, em seus primeiros dias, foi construído com base no modelo básico de um MVP contendo a funcionalidade necessária para cumprir seu objetivo.

Ele foi lançado para testar os usuários e reuniu muitos comentários. Isso tornou o aplicativo extremamente popular na internet – até virar o que nós conhecemos hoje.

Twitter



O Twitter surgiu da ideia de criar uma plataforma baseada em SMS. Era inicialmente conhecido como “twttr” e era um produto apenas para uso interno. No entanto, os funcionários estavam gastando vários dólares em SMS para postar na plataforma, a fim de testá-la entre os usuários.

Finalmente, o Twitter foi lançado ao público em 2006 e um ano depois foi um sucesso. Ele aumentou sua base de usuários e se tornou a segunda rede social mais popular do mundo, depois do Facebook.



Groupon



Esse exemplo é bem curioso. No começo, o Groupon, empresa que reúne cupons de desconto, surgiu usando o WordPress. A empresa enviava PDFs por e-mail para usuários que já estavam inscritos.

Nesse caso, o teste com a ajuda de um MVP foi bem-sucedido. Depois, o Groupon construiu seu sistema de vouchers e cupons online.



Como criar um MVP?

Reid Hoffman, cocriador e presidente executivo do LinkedIn, disse: “Se você não está com vergonha do seu primeiro produto, você o lançou tarde demais”.

Veja algumas das etapas para criar um MVP:

Etapa 1: comece com pesquisa de mercado



Às vezes, as ideias não se adaptam às necessidades do mercado. Antes de uma empresa começar algo e embarcar em um processo de desenvolvimento MVP, eles devem garantir que ele atenda às necessidades do público-alvo – e isso pode ser feito por meio de pesquisas.

No fim das contas, quanto mais informações uma empresa possui, maiores são as chances de sucesso. Além disso, não se esqueça de ficar de olho no que os concorrentes estão oferecendo e pensar em como seu produto pode se destacar.

Uma pesquisa conduzida pela CB Insights revelou que a razão número um para o fracasso de uma startup era a ‘falta de necessidade do mercado’. Ou seja, se o produto não resolver o problema, os clientes não vão usá-lo para encontrar uma solução.

Etapa 2: adicionar valor



Qual valor o novo produto oferece a seus usuários? Como isso pode beneficiá-los? Por que eles comprariam o produto? As respostas a essas perguntas podem ajudar a definir a proposta de valor do aplicativo.

Também deve ficar claro quais são os valores essenciais para o produto. Comece delineando os usuários e construa o MVP com base em suas necessidades.

Etapa 3: priorizar os recursos do MVP



Nesta fase, priorize todos os recursos básicos que o MVP oferecerá suporte. Em seguida, liste todos os outros recursos do MVP com base na prioridade: alta prioridade, média prioridade e baixa prioridade.

Por exemplo: o Facebook foi criado com a finalidade de ser uma plataforma de mensagens entre os alunos, mas um dos recursos de média prioridade era que nele pudessem ser compartilhadas fotos. Assim você vai construindo o produto com uma ideia de sempre dar um “up” nele.

Etapa 4: iniciar o MVP



Depois que você decidir sobre os principais recursos e aprender sobre as necessidades do mercado, pode criar o MVP. Ah, mas olha lá, heim? Ele terá menos qualidade do que um produto final, mas ainda precisa atender às necessidades do cliente. Portanto, deve ser fácil de usar, envolvente e adequado para os usuários.

Etapa 5: Feedback



Com o feedback do público-alvo, é possível entender se o produto foi aceito no mercado e começar a aprimorá-lo antes do lançamento oficial.

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