Saiba como aplicar o conceito do Mundo VUCA na sua empresa

mundo vuca

Ainda que seja um termo novo para alguns, o conceito do Mundo VUCA já existe há bastante tempo e tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Isso se deve, também, ao fato de que em meio à globalização, comunicações instantâneas, hipermídia e ecossistemas de inovação, os líderes são desafiados o tempo todo a se adaptarem. 

Yuval Noah Harari, no livro Sapiens, diz que “avançamos de canoas e galés a navios a vapor e naves espaciais — mas ninguém sabe para onde estamos indo”. E com isso, as ferramentas do século XX, feitas para um mundo estruturado e previsível, estão se tornando menos eficientes. 

Por isso vamos te mostrar nesse artigo o que é o Mundo VUCA, como ele se aplica na prática e quais são os benefícios de conhecê-lo. Veja:

O que é Mundo VUCA

Essa sigla vem dos EUA – para ser mais preciso, dos militares norte-americanos. Ela descreve as condições em zonas de guerra e durante a Guerra Fria, onde nada poderia ser previsto e tudo poderia mudar de um dia para o outro. Então o Mundo VUCA foi caracterizado por quatro propriedades:

1. Volatility (Volatilidade);

2. Uncertainty (Incerteza);

3. Complexity (Complexidade);

4. Ambiguity (Ambiguidade).

Você também pode ter conhecido um conceito bem parecido com o Mundo VUCA descrito pelo teórico polonês Zygmunt Bauman como “modernidade líquida”, onde nada é fixo e tudo muda a todo instante. 

O Mundo VUCA também foi “traduzido” de uma forma bem simples pela revista Forbes: “Ei! É uma loucura lá fora!”, define esse artigo de 2014. 

Esses conceitos são usados para explicar a forma que o mundo funciona atualmente, com inconstância e rápidas mudanças acontecendo o tempo todo. A diferença do conceito na época da Guerra Fria para os dias de hoje é que atualmente ele é super usado para o mundo dos negócios – um cenário também desafiador. 

A seguir vamos entender o que cada uma dessas palavras significa:

Volatility (Volatilidade)

Quem prestou um pouquinho de atenção na última década deve ter reparado que o mundo está se tornando mais instável a cada dia e as grandes mudanças estão cada vez mais imprevisíveis (e há quem diga que estão ficando mais dramáticas e acontecendo mais rápido). À medida que os eventos se desenrolam de maneiras totalmente inesperadas, fica impossível determinar causa e efeito.

Uncertainty (Incerteza)

O conceito de incerteza envolve a sensação de estar cada vez mais difícil antecipar eventos ou prever como eles se desenrolarão. Previsões históricas e experiências passadas estão perdendo sua relevância e raramente são aplicáveis ​​como base para prever o que está por vir. 

Alguns exemplos práticos de incerteza: a concorrência lança um produto/serviço e é impossível saber como os consumidores irão reagir, ou o impacto sobre a disponibilidade de recursos. Métricas anteriores de oferta e demanda podem não se aplicar, regulamentos podem ser alterados, entre muitas outras variáveis.

Complexity (Complexidade)

Se antigamente nossos avós comiam um tomate que eles plantavam, hoje nós comemos um tomate que alguém plantou, transportou, vendeu para alguém que vendeu para outro alguém que vendeu para um supermercado onde nós o compramos (assim, sem vírgula mesmo para refletir o cenário rápido e um tanto quanto caótico). 

Hoje, os problemas e suas repercussões são mais multifacetados, mais difíceis de entender. As diferentes camadas se misturam, tornando impossível obter uma visão geral de como as coisas estão relacionadas. As decisões são reduzidas a uma malha emaranhada de reação e contra-reação – e escolher o único caminho correto é quase impossível.

Ambiguity (Ambiguidade)

“Tamanho único” e “melhores práticas” são termos que ninguém engole mais. No mundo de hoje é raro que as coisas sejam completamente claras ou determináveis. Nem tudo é preto no branco – cinza também é uma opção. As demandas das empresas são muito mais contraditórias, desafiando nossos sistemas de valores pessoais o tempo todo. A ambiguidade deixa a tomada de decisão mais difícil porque cria complexidade em questões que antes eram simples, gerando ainda mais incertezas. 

Agora que você entendeu o conceito do Mundo VUCA, está na hora de ver os impactos disso nas empresas e como você pode se “blindar” dele.

Impacto do Mundo VUCA nas empresas

Em contextos estáveis, podemos confiar nas práticas testadas e comprovadas de planejamento e análise. Mas com o Mundo VUCA, quando o futuro (para não mencionar o presente) é incerto e imprevisível, as empresas têm cada vez mais mudado a mentalidade para se preparar e entrado em um estado de prontidão. 

O fato é que ele impacta como os indivíduos e organizações traçam estratégias, gerenciam riscos, planejam, fazem mudanças e resolvem problemas. Nem o sucesso de uma empresa consolidada e suas estratégias tradicionais são poupados no Mundo VUCA de hoje. Experiências, dogmas e paradigmas devem ser todos reavaliados. Não se trata mais de encontrar o caminho único ou a ferramenta de gestão: os padrões dão lugar ao movimento e à individualidade.

Por isso, quando falamos no âmbito empresarial, o caminho para minimizar os efeitos do Mundo VUCA está ligado aos valores das empresas. Quando se cria um ambiente onde o compartilhamento de conhecimentos é estimulado, os colaboradores automaticamente já estarão mais preparados para lidar com uma série de situações inesperadas. Além disso, ter um propósito claro e objetivos bem estabelecidos ajuda a nortear e motivar as equipes.

Como lidar com o Mundo VUCA na prática

Precisamos considerar que somos muito influenciados pelo medo e fomos criados em um sistema educacional que ainda nos ensina previsibilidade, linearidade, uniformidade e clareza. 

Isso tem duas consequências: a primeira é que muitas vezes ainda estamos presos a costumes que não são relevantes para um Mundo VUCA. A segunda é que, para lidar com ele, precisamos  desenvolver novas capacidades, descobrindo novos métodos. 

A boa notícia é que é possível sim amenizar os efeitos do Mundo VUCA – e é isso que os cursos da Galícia Educação oferecem. Assim como uma equipe do FBI treina e se prepara para vários cenários de alto risco e estresse, você também pode expandir sua capacidade de agir quando as coisas não saem como planejado. Só então você pode garantir resultados positivos em circunstâncias alteradas.

Saiba mais sobre os cursos disponíveis e se prepare para o Mundo VUCA!

Compartilhe este artigo e inscreva-se em nossa newsletter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos

Se você trabalha com vendas, sabe que prospectar não é fácil. Na verdade, muitos representantes de vendas admitem que consideram a prospecção …

No marketing digital, você não vai muito longe sem ouvir o termo “big data”. Definitivamente, ele se tornou uma das ferramentas tecnológicas …

Sobre o Dia Nacional do Livro Hoje, 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro é comemorado aqui no Brasil. Essa data …

O feedback é uma ferramenta muito poderosa. Se oferecido de forma adequada, tem a capacidade de resolver problemas de forma inteligente e …

Rodrigo Geammal, que possui mais 20 anos de experiência em projetos de incentivos de vendas, incremento de resultados, relacionamento e motivação no …

Você já parou para pensar qual é o “segredo” de empresas gigantescas, que se tornaram cases de sucesso e faturam cada dia …

Skip to content