Por que é importante conhecer a jornada do consumidor?

jornada do consumidor

A jornada do consumidor mudou (e muito) ao longo dos anos. Com o comércio eletrônico cada vez mais forte e uma chuva de informações sobre milhões de produtos disponíveis, as decisões de compra já não são tão simples quanto antes.

Se há 20 ou 30 anos a jornada do consumidor começava identificando uma necessidade ou vendo um anúncio em outdoors, jornais ou TV e indo até a loja, hoje não é bem assim.

O que antes era uma viagem única se transformou em pequenas viagens, com várias paradas, que levam a uma compra.

O que é jornada do consumidor?

A jornada do consumidor é uma representação detalhada do processo pelo qual alguém passa para se tornar um cliente. Ele descreve todas as interações que o cliente tem com sua marca – desde o reconhecimento, a pesquisa e até mesmo a fidelização.

No mundo do e-commerce, a jornada do consumidor inclui todos os pontos de contato que sua marca tem com um prospect (sim, porque ela começa antes mesmo dele se tornar um cliente). Isso pode acontecer em sites, mídias sociais, buscas no Google, aplicativos ou outros canais.

Qual a importância de conhecer a jornada do consumidor?

À medida que a jornada do consumidor se torna cada vez mais complexa, a importância de mapea-la aumenta. É uma maneira de entender as interações digitais que acontecem ao longo do caminho e otimizar os recursos da empresa. 

Quanto mais detalhada ela for, maior fica seu poder de análise sobre o que está dando certo em campanhas, o que precisa melhorar, onde é preciso investir recursos, etc. Tudo isso vai contribuir com seus objetivos finais e KPIs.

Como isso influencia na estratégia de marketing da sua empresa?

A criação de um mapa dessa jornada permite que as empresas entendam as experiências e necessidades de seu público-alvo.

 

Esses insights também são importantes para que os profissionais de marketing entendam melhor o público, foquem em otimizações ou redirecionamento de verba, atinjam os consumidores com conteúdo personalizado por interesse ou segmentado por localização, entre outros.

Além disso, entendendo a jornada do consumidor, os times de UX (Experiência do Usuário), por exemplo, podem usar diversos recursos para deixá-la mais simples e amigável – e assim aumentar as conversões e fidelização dos clientes.

Como descobrir qual o comportamento do consumidor dentro do meu site?

Uma das formas mais usadas de mapear o comportamento dos consumidores dentro de sites é por meio do Google Analytics

Essa ferramenta ajuda a analisar desde como as pessoas chegaram até o seu site até quais páginas foram mais visitadas, o tempo de visita, entre outros.

Existem outras ferramentas que podem ser utilizadas nesse mapeamento, um exemplo é a Crazy Egg (ferramenta paga). Ela é parecida com o Google Analytics e tem alguns outros recursos, como o mapa de calor e a contagem de cliques de cada usuário. 

Se interessou pelo assunto? Então já vamos adiantar que essa conversa ainda vai longe! No nosso curso de Pós-graduação em Gestão de Marketing Martech e Adtech você vai aprender a mapear a jornada do consumidor e como criar estratégias para que elas fiquem mais eficientes e convertam muito mais. 

Ah, e não esquece de se inscrever na nossa newsletter, sempre estamos falando sobre o assunto e dando várias dicas para quem quer se destacar no mercado de trabalho e dar um up na carreira!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Política de Preços

A política de preços é um componente crucial da estratégia de marketing de uma empresa, determinando como os produtos ou serviços serão precificados no mercado. Ela envolve a definição de preços que sejam competitivos, atrativos para os consumidores e capazes de cobrir os custos e gerar lucro. A política de

Mais >>
Behavioral Coaching

Behavioral Coaching é uma abordagem de coaching focada em ajudar os indivíduos a modificar comportamentos específicos para melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Essa metodologia baseia-se na compreensão de que os comportamentos são moldados por pensamentos, emoções e o ambiente, e que mudanças positivas podem ser alcançadas através de

Mais >>
Dano Existencial

Dano Existencial é um conceito jurídico que se refere à lesão ao direito da personalidade de um indivíduo, afetando sua vida em dimensões que vão além dos danos patrimoniais e dos danos morais tradicionais. Esse tipo de dano está associado à violação das condições de vida do ser humano, comprometendo

Mais >>
Câmara de Conciliação

A Câmara de Conciliação é uma instituição ou órgão responsável por promover a resolução de conflitos entre partes por meio do diálogo e da negociação. Sua principal função é facilitar a comunicação entre as partes envolvidas em uma disputa, buscando um entendimento mútuo que leve à solução consensual do conflito.

Mais >>
Fernando Mota

Conheça Fernando Motaprofessor, especialista em Direito com vasta formação acadêmica e experiência prática. Atuando na Galícia Educação, ele inspira alunos a desenvolver pensamento crítico e ético, unindo teoria e prática no mercado jurídico. Aprenda com um líder renomado!

Mais >>
Thamara Consul

Thamara é uma advogada renomada em proteção de dados, atuando no escritório Opice Blum. Especializada em conformidade com a LGPD, ela também ensina na Opice Blum Academy e na UNEED, formando profissionais éticos e preparados para os desafios da era digital.

Mais >>
Lucas Paglia

Conheça Lucas Paglia, professor de gestão de riscos e proteção de dados na Galícia Educação. Advogado e DPO da Willis Towers Watson, ele é uma referência na área, atuando na formação de novos profissionais e na implementação da LGPD.

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados