Saiba quais são as 6 soft skills para se tornar um gerente de marketing de sucesso!

gerente de marketing

O gerente de marketing usa muitas das chamadas soft skills para realizar suas funções. Se você está interessado em trabalhar nessa área e almeja o cargo, precisa descobrir quais são elas! 

Neste artigo, vamos falar quais são as habilidades mais importantes para um gerente de marketing e mostrar como você pode aperfeiçoá-las.

O que faz um gerente de marketing

Espera-se que os gerentes de marketing contribuam muito para a eficácia de uma empresa. Eles são responsáveis ​​pelos esforços do departamento de marketing e da equipe, então isso acaba envolvendo bastante coisa. Veja algumas das responsabilidades de um gerente de marketing:

  • – pesquisar e avaliar oportunidades de novos produtos/serviços, necessidades e percepções dos clientes;
  • – executar a estratégia de marketing com eficiência;
  • – atuar como parceiro de finanças e desenvolvimento da marca;
  • – gerenciar campanhas de lançamento de novos produtos;
  • – gerenciar comunicações de marketing digital e/ou comunicação offline;
  • – gerenciar equipe de mídia e de relações públicas;
  • – analisar os resultados de cada campanha.

No geral, os gerentes de marketing estão envolvidos tanto no planejamento quanto na análise de todos os esforços de marketing e campanhas de vendas de uma empresa.

Assim, esses profissionais supervisionam as diferentes etapas de todos os esforços de marketing, desde design até campanhas publicitárias e estratégias de preços, incluindo a seleção dos meios de comunicação.

O papel do gerente de marketing é comumente confundido com o de gerente de relações públicas, uma vez que este conduz o planejamento e direcionamento da criação de materiais com o objetivo de manter ou valorizar a imagem pública de uma empresa ou cliente. 

Essas duas posições são complementares e atendem a aspectos muito específicos: marketing foca na estratégia de mídia direcionada para alguma ação, enquanto relações públicas está mais vinculada à “mídia conquistada”, voltada para a construção de imagem da marca.

Principais soft skills

A cada ano que passa, o mercado de trabalho se torna mais competitivo e fica mais difícil se destacar. De alguns anos para cá, o termo soft skills começou a ser promovido mostrando que, além de conhecimento técnico, os profissionais também precisavam de habilidades comportamentais.

As soft skills são, portanto, competências relacionadas à personalidade. Envolvem habilidades mentais, sociais e emocionais. Porém, mesmo sendo super particulares e variando de acordo com as experiências e cultura de cada um, você pode sim desenvolver soft skills para potencializar sua carreira.

Veja aqui quais são as soft skills mais valorizadas em gerentes de marketing:

1 – Versatilidade/ Adaptabilidade

A revista Forbes publicou um artigo de entrevistas com inúmeros profissionais de marketing sênior para entender o que eles mais valorizam nos gerentes e a maioria das respostas incluiu as habilidades sociais tanto quanto as técnicas e amplas. O maior destaque entre todas elas foi a adaptabilidade.

Devido à forma como a tecnologia avançou na última década e os últimos acontecimentos que mudaram tudo no mundo, é certo dizer que sempre há algo novo chegando no marketing, e um profissional do ramo precisa estar preparado para lidar com isso.


2 – Liderança e comunicação



Um bom gerente deve dar o exemplo e saber como motivar os colaboradores. Para isso é preciso de algumas habilidades de liderança e de comunicação, já que quando um gerente não se comunica bem isso pode afetar vários setores e várias entregas.

A liderança é importante não só para que os funcionários cumpram os seus papéis, mas também para conseguir extrair o melhor de cada um. Um bom líder percebe onde existem lacunas no treinamento e apoia a sua equipe – isso o levará muito mais longe.



3 – Uma Visão Holística



Não tem saída: o gerente de marketing que quer se destacar nos dias de hoje tem que ter uma visão holística do “mix” de marketing. Isso significa não concentrar seus esforços em uma só tática, mas observar como várias soluções podem funcionar em harmonia.

Por exemplo, se a empresa produz um blog diário e ele não é lido porque não é publicado nas redes sociais, ele continuará a ter um desempenho ruim. Hoje é preciso integrar vários elementos para que tudo dê certo nas campanhas de marketing.

4 – Habilidade Organizacional


Com tantas responsabilidades e tarefas, é essencial que o gerente de marketing seja organizado. Organizar não só a própria rotina, mas as entregas dos colaboradores é muito importante para garantir que os projetos sejam feitos da melhor maneira possível. Um gerente desorganizado provavelmente deixará alguns “pratos caírem” e isso pode ser super prejudicial para as campanhas e para a marca/empresa.

Como se destacar

Existem várias atitudes importantes que um gerente de marketing pode tomar para melhorar essas habilidades e crescer profissionalmente:


  1. Procure oportunidades de liderança. Aprender a ser um gerente eficaz requer prática. Gerentes de marketing aspirantes ou inexperientes podem se voluntariar ou pedir oportunidades de liderança para ganhar experiência prática e aumentar sua competência.
  2. Aprenda habilidades de análise. Esse é um diferencial que vai agregar muito para o trabalho e com certeza te ajudará a se destacar. Hoje é possível fazer milhares de tipos de análises de resultados usando diversas ferramentas – e elas são importantes tanto para saber o desempenho das ações executadas quanto para a tomada de decisão nas campanhas futuras.
  3. Ouça as críticas. Muitas vezes é difícil ouvir e internalizar críticas construtivas. No entanto, reconhecer e aprender com o feedback é uma das melhores maneiras de descobrir as áreas nas quais você pode precisar se concentrar para crescer.
  4. Educação, treinamento e certificação. Aqueles que procuram uma carreira como gerente de marketing devem, idealmente, ter conhecimento e experiência considerável.
  5. Esteja atento às novidades da área. Assim você fica mais preparado para implementar mudanças rapidamente, a fim de se adaptar a uma mudança no mercado ou a uma oportunidade inesperada que se apresente.
  6. Autoconhecimento. Se dedique a conhecer suas próprias características e reflita sobre as suas atitudes. Desta forma é possível reconhecer o seu potencial e desenvolvê-lo

Também vale lembrar que se você quer se destacar na área do marketing, precisa estar em uma organização que valorize os funcionários e reconheçam seus esforços, combinado?

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