Se existe uma coisa que a última década nos ensinou sobre carreiras, é que alcançar o sucesso requer aprendizados contínuos e é neste ponto que o desenvolvimento profissional entra em jogo. Com a tecnologia transformando tudo (o tempo todo) ao nosso redor, quem não se atualiza e se prepara para novas demandas de mercado e conhecimento fica à mercê de quem o fez.
A boa notícia é que você não precisa esperar a pandemia acabar ou uma nova oportunidade de trabalho aparecer para começar a investir no seu desenvolvimento profissional. Você pode começar a alavancar sua carreira no primeiro dia do ano ou às 15h de uma terça-feira qualquer.
Hoje vamos mostrar aqui 6 dicas sobre como alavancar sua carreira e se destacar no mercado de trabalho, confira:
O que é desenvolvimento profissional?
Antes das dicas, vamos relembrar o que é desenvolvimento profissional. Apesar do termo ser auto explicativo, vale dizer que ele está mais relacionado com a forma que você desenvolve suas habilidades na sua área. Ou seja, se você é economista e faz aulas de culinária como hobby (ou vice-versa), está com certeza aumentando seu leque de habilidades e possibilidades, mas não necessariamente está se desenvolvendo como profissional da área.
Os benefícios do desenvolvimento profissional é que você aprende novas habilidades e as demonstra no trabalho. Mesmo que elas não sejam consideradas para uma promoção dentro da sua empresa, agora você tem um currículo incrível e pode ser contratado por outra organização (ou até abrir o próprio negócio).
Basicamente, os benefícios do desenvolvimento profissional são novas aprendizagens que, com certeza, o levarão ao crescimento de sua carreira e à conquista de empregos melhores e com mais responsabilidades. E junto com isso, vem a chance de um salário maior, liderando times maiores e tendo mais confiança no que faz.
Qual a relação entre desenvolvimento profissional e pessoal?
Em termos simples, o desenvolvimento profissional se concentra na sua área de trabalho e nas habilidades necessárias para realizar suas funções. O desenvolvimento pessoal é mais voltado em habilidades que podem ser aplicadas de maneira mais ampla como a comunicação, gestão do tempo, liderança, entre outras. Elas são especialmente úteis em ambientes sociais ao interagir com outras pessoas.
Claro, seu melhor ponto de partida depende de sua profissão. Se ela envolver falar com pessoas como vendas ou mídia, você pode se concentrar no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação. Se o seu trabalho for mais técnico, concentre-se em obter um treinamento mais prático.
Agora sim, então vamos às dicas práticas do desenvolvimento profissional:
Dicas Práticas
1 – Defina objetivos
Sabe aquela pergunta que questiona onde queremos estar daqui cinco anos e que normalmente odiamos responder? Pois é, está na hora de começar a pensar nela. Com objetivos claros de onde você deseja chegar, fica muito mais simples percorrer o caminho e desenvolver as habilidades necessárias para isso.
Além disso, independentemente da sua profissão, sempre busque se tornar excelente no que faz. Ter seus próprios padrões elevados para o seu trabalho sempre refletirá bem em você. Ir além das expectativas é uma das melhores maneiras de se destacar.
2 – Se atualize
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”: a frase de Charles Darwin nunca fez tanto sentido. Vimos mais mudanças nos últimos dois anos do que nos últimos 50. Então a dica é: não tenha medo e fique animado com as mudanças. Faça parte do máximo de movimentos que puder.
Portanto, estar atualizado e por dentro das novidades da sua área (e do mundo) não é essencial só para manter seu emprego, mas para se desenvolver como profissional.
3 – Faça networking
Woody Allen disse: “85% do segredo do sucesso está apenas em aparecer”. Uma forte rede de contatos é muito importante para o desenvolvimento profissional. Com um mercado de trabalho tão competitivo, nunca é demais ter alguém que sabe o que está acontecendo, e quanto mais pessoas você conhece, maiores são suas chances de indicações, por exemplo.
Então só não vale acreditar que ter uma pessoa adicionada no seu LinkedIn faz dela um contato. Colocar um pouco mais de esforço nessas relações pode ser muito útil. Além disso, não tenha medo de pedir ajuda – você escolheu ter essas pessoas em sua rede por um motivo.
4 – Participe de eventos
Mesmo que on-line por enquanto, se esforce em participar de eventos, encontros, webinários, meetings ou palestras sobre a sua área. Você pode, além de ampliar seu networking, ter visões super diferentes de temas recorrentes e encontrar meios de fazer o seu trabalho ainda melhor. E tem mais: você pode também contribuir com suas ideias ou até tirar dúvidas sobre assuntos que estão em seu dia a dia.
5 – Peça feedback
A maioria das pessoas não gosta de ouvir opiniões sobre seu trabalho ou estilo de vida. É realmente característico do comportamento humano evitar todo feedback com medo dele ser negativo, como um esforço para nos proteger de ouvir coisas que não queremos.
Mas a verdade é que o feedback
é uma forma muito útil de se desenvolver como profissional. Quando utilizado de forma certa, ele pode ser um recurso inestimável para melhorar seu trabalho ou comportamento, já que você vai saber os pontos onde precisa melhorar.
6 – Faça cursos
Mesmo que tudo corra bem no trabalho, sempre há espaço para aprender. Portanto, nunca pare de adquirir novas habilidades. Analise sua rotina e veja o que aprendeu de novo nos últimos dias. Se você faz tarefas semelhantes repetidamente e não está aprendendo nada novo, está cometendo um grande erro.
Porém, nunca é tarde demais. Pesquise as novas habilidades em sua área e planeje as etapas a serem aprendidas. Aqui na Galícia Educação, por exemplo, você pode ter acesso a cursos que irão te ajudar se destacar cada vez mais como profissional e ainda manter-se atualizado com tudo o que existe de mais novo no mercado, desde metodologias ativas de aprendizagem até o uso de exemplos locais e atuais nas explicações.
Por fim: mire alto. Explore. Amplie seus limites. Deixe-se falhar em alguns pontos também. Mas tenha certeza que o aprendizado está presente na sua vida. Ele é super importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Então, para saber um pouco mais sobre o assunto, inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdo direto no seu e-mail!
Trackbacks/Pingbacks