Carreira profissional: conheça as profissões do futuro e se destaque no mercado!

carreira profissional

Se você já parou para pensar sobre sua carreira profissional e como o mercado de trabalho está incerto nos tempos atuais, provavelmente ficou preocupado e ansioso em relação ao futuro. Mas olha só, nesse artigo vamos te mostrar quais são as profissões do futuro e você pode descobrir como se destacar no mercado! 

Bom, antes é importante dizer que o mercado historicamente costuma ter uma taxa de reciclagem profissional todos os anos (uma espécie de “troca” das profissões que estão em alta). Porém, podemos notar cada vez mais a aceleração dessa reciclagem, ainda mais forte devido às mudanças de hábito trazidas pela pandemia de Covid-19.

Então, se você quer se destacar como profissional, primeiro precisa entender qual rumo o mercado de trabalho está tomando e se adaptar às novas necessidades do mundo.

O que é carreira profissional?

Antes de começar, vamos entender o que é a carreira profissional. Muito mais do que a faculdade em que você se formou ou o seu emprego atual, ela é o conjunto de experiências, conhecimentos e cargos ocupados ao decorrer dos anos, que agregaram valor à sua trajetória no mercado de trabalho.

Ela também tem a ver com a construção da sua imagem profissional, sua credibilidade e tudo o que você aprendeu. Logo, tudo o que você faz como profissional está ligado à construção da sua carreira.

Como se destacar na carreira profissional?

Para se destacar na carreira profissional, você pode começar seguindo alguns critérios básicos – e o autoconhecimento é um deles. Conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos é muito importante para saber direcionar melhor os seus esforços com cursos, por exemplo.

Além disso, também é super importante se identificar com a profissão (e aqui não estamos falando sobre o clichê de “trabalhe com o que ama e nunca vai precisar trabalhar”, mas sim sobre interesses). 

Não adianta elaborar planos sofisticados de carreira, sonhar alto e planejar tudo com boas estratégias, se no fundo, não há interesse pela profissão. Uma dica para evitar esse tipo de erro é avaliar suas habilidades e definir quais são os seus principais interesses. E a partir disso, pensar nas opções que garantem um bom desempenho lá na frente.

Testes vocacionais também são ótimos para te ajudar a decidir um caminho, e eles podem ser feitos no decorrer da vida toda (não só aos 17 anos para escolher um rumo no vestibular).

Top 10 carreiras

Segundo dados fornecidos pelo LinkedIn, existem 10 profissões onde as demandas serão altíssimas nos próximos anos. Segundo o relatório, as classificações são baseadas em uma combinação entre demanda e o número de vagas disponíveis no mercado. Confira abaixo quais são elas:

  1. Profissionais do E-Commerce

Segundo a Ebit Nielsen, a maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, as vendas online devem crescer cerca de 26% em 2021.

A alta se deve pela expansão e fortalecimento dos marketplaces e das lojas virtuais, a procura foi muito grande principalmente em tempos de pandemia, onde as lojas físicas estão/estavam fechadas.

A pesquisa realizada pelo LinkedIn, apontou um crescimento de cerca de 73% em contratações nessa área para os próximos anos.

  1. Especialista em Empréstimos e Hipotecas

Nos EUA,  a hipoteca  é uma linha de crédito muito popular, onde o imóvel é colocado como garantia para conseguir um empréstimo com baixos juros e opções de parcelamento a longo prazo.

Aqui no Brasil, esse modelo caiu em desuso, sendo substituído pelo empréstimo com garantia do imóvel. A diferença entre os dois é o tipo de contrato, já que os dois usam o imóvel como garantia.

Essa profissão está em alta por vários motivos, entre eles: a altíssima taxa de desemprego, a redução dos juros e também a necessidade da casa própria. Essa combinação de fatores fez com que a procura por esse tipo de profissional aumentasse cerca de 59%.

  1. Equipe de Assistência à Saúde

Nenhuma surpresa, certo? Não tem como não haver uma alta procura e uma altíssima demanda por esses profissionais em meio à maior crise sanitária do mundo. A pandemia nos fez valorizar ainda mais médicos, enfermeiros e outros profissionais que estão na linha de frente. 

Houve um crescimento exponencial na procura, tanto no setor público quanto no privado, a contratação dessas vagas aumentou cerca de 34% no último ano.

  1. Profissionais de desenvolvimento de negócios e vendas

Entre 2019 e 2020, o aumento da contratação para esses profissionais foi 45% maior, e isso se deu pela mudança de processos no ambiente corporativo por conta da pandemia.

Os profissionais que fazem o desenvolvimento de negócios e de vendas são bastante procurados porque são um dos maiores responsáveis pelas estratégias criadas para fugir desse período de crise com os menores danos possíveis.


  1. Especialistas em diversidade

O especialista nessa área atua na inclusão da diversidade, preparando as áreas com sensibilidade e capacitação, disseminando uma cultura responsável dentro das organizações.

Essa área já estava em crescimento há um tempo, mas a sua alta mesmo foi em 2020, quando houve uma elevação de 90% na contratação desses profissionais.

  1. Profissionais de marketing digital

O marketing digital é muito democrático, há uma série de profissionais que atuam nas mais diversas áreas; a função deles é ajudar a empresa a se posicionar melhor no mercado, atraindo clientes, trabalhando na reputação da marca e fazendo com que o negócio cresça através do digital.

A contratação desses profissionais aumentou cerca de 33% mesmo com a saturação do mercado digital. A pandemia evidenciou a necessidade de ter esses especialistas na empresa, já que eles são peças chaves para ajudar nos desafios que surgem.

  1. Enfermeiros

A procura pelos profissionais da saúde aumentou muito, mas a enfermagem está em destaque por outros motivos. Além de ser essencial na linha de frente como falamos no tópico de assistência à saúde, há outras áreas onde esses profissionais atuam.

Eles estão presentes em escolas, enfermarias de empresas, casas de repouso e centros de cuidados de emergência e de especialidades – e é por isso que vale o destaque.

  1. Profissionais da educação

 O impacto da pandemia na educação foi gigantesco, e com isso hábitos e rotinas tiveram que ser repensados para que a educação não fosse deixada de lado. A tecnologia foi fundamental para a implantação do ensino à distância, e com isso a busca por esses profissionais aumentou cerca de 20%.

  1. Criadores de conteúdo digital

Sendo parte da estratégia de marketing digital, os criadores de conteúdo ajudam a criar a conexão com possíveis clientes. A demanda por esses profissionais teve sua alta por conta das redes sociais.

Presente em diversos formatos, como vídeo, texto, áudios, fotos, entre outras formas de engajar pessoas, essa profissão teve alta de 49% em 2021.

  1.  Coaches profissionais e pessoais

A alta taxa de desemprego em 2020 fez com que muitas pessoas saíssem da sua zona de conforto e se para se reinventar, essa necessidade de mudança fez com que a procura por profissionais que auxiliam nesse processo aumentasse cerca de 51% no último ano.

É isso! As profissões do futuro já dão um panorama do que podemos esperar nos próximos anos e vale a pena investir em se especializar para dar um up na sua carreira profissional. 

Conheça as soluções educacionais da Galícia e saiba como você pode se destacar no mercado de trabalho aprendendo de uma forma inovadora e que vai fazer toda a diferença na sua carreira! Além disso, fique de olho aqui no blog, estamos sempre trazendo novidades sobre o mercado de trabalho e desenvolvimento profissional.

Compartilhe este artigo e inscreva-se em nossa newsletter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos

Autor: Otello Bertolozzi Neto – Cofundador e CEO da Galícia Educação Você já imaginou o quão complicado pode ser ensinar profissionais no …

Você já sentiu, enquanto realizava uma tarefa, que o que você estava fazendo não teria um resultado tão significante? Ou que você …

Quando o assunto é investimento, suas siglas, práticas e seus termos parecem complicados demais, e quem não tem conhecimento pode ficar um …

Skip to content