Se você está lendo esse texto, isso faz de você uma das testemunhas da grande mudança social em direção à era digital. Mudamos a forma como nos entretemos, socializamos e consumimos informação – e tudo isso já ficou claro há anos. Mas com a pandemia e o aumento em massa do home office, outro aspecto mudou também: a forma como trabalhamos. Diante disso, algumas perguntas (principalmente sobre liderança) que já tinham uma resposta certa voltaram à tona, e nós vamos respondê-las aqui. Entenda quais são as principais características de um líder na era digital no artigo a seguir.
Um bom líder se torna um bom exemplo a ser seguido; seu foco, honestidade, empatia e o seu compromisso serão necessários para orientar a sua equipe. Ter boas habilidades de comunicação e saber como tomar rápidas e certeiras decisões são fundamentais para que um líder tenha uma trajetória de sucesso. Mas isso é uma receita certeira na era digital?
Bom, é e não é. Mudar é necessário porque antigas práticas de liderança já não nos servem. Ir além do que estamos acostumados e do que é confortável parece desorientador, mas um bom líder tem que estar preparado.
Qual o papel da liderança em uma empresa?
A função de um bom líder dentro de uma empresa é impulsionar a mudança. É difícil começar e mais ainda manter o andamento na mesma direção. A forma mais efetiva para impulsionar a transformação é “de cima para baixo”, então uma das funções de um bom líder é orientar de forma certeira e efetiva o seu time para que a mudança possa acontecer.
Para isso, é preciso estimular o comprometimento e o foco dos colaboradores. Além disso, toda empresa tem áreas que costumam ser mais problemáticas e muitas vezes o líder tem algumas decisões difíceis de serem tomadas, direcionando os funcionários para o seu foco e senso de colaboração. Esse é o primeiro passo para encontrar e esclarecer o que pode estar atrasando a empresa.
Principais desafios de um líder
Um bom líder é aquele que é ágil, flexível e inovador, inspirando sua equipe em um cenário de rápidas e inteligentes mudanças. Porém, liderar na era digital é desafiador, há muitas barreiras e constantes incertezas.
Um relatório chamado The New Leadership Playbook for the Digital Age, publicado pelo MIT, mostra que 82% dos executivos entrevistados em mais de 120 países, acreditam que o conhecimento digital é essencial para os líderes. Porém, menos de 10% acham que seus próprios líderes estão preparados para esse novo cenário.
Ao analisar os resultados da pesquisa, pode-se concluir que, de maneira evidente, além de apresentar um déficit notório de compreensão digital, algumas normas de liderança cultural e comportamental, que anteriormente demonstravam eficácia, tornaram-se ineficientes. Ademais, a tarefa de transitar entre o passado e o presente gerou tensões extremamente complexas de se resolver, comprometendo a efetividade na execução e resultando no aprisionamento de diversas organizações em um estado de inércia cultural.
Quais os impactos da transformação cultural em uma organização?
Um dos maiores impactos nas organizações foi trazido pelo isolamento social causado pela pandemia do COVID-19. O cenário mudou, processos tiveram que ser repensados e sistemas foram reformulados para garantir a continuidade das atividades de rotina. O que já era consolidado se transformou e trabalhando de forma remota, muitos colaboradores encontraram (e encontram) grandes desafios na nova rotina.
Uma outra pesquisa, esta feita pela empresa brasileira Global Line e a norte-americana Worldwide ERC, mostra que 74% dos funcionários entrevistados acreditam que as empresas deveriam focar em uma comunicação efetiva e 70% pede maior foco em uma cultura humanizada e colaborativa.
Assim, já podemos observar algumas características que estão em alta e precisam ser desenvolvidas o mais rápido possível, não é mesmo? As chamadas “softs skills”, que são habilidades como comunicação não-violenta, empatia e trabalho em grupo, por exemplo, são super importantes para lidar com esse novo cenário de forma positiva.
Estilos de Liderança
Conhecer as funções e os estilos de liderança é fundamental para quem quer se destacar no mercado. Você pode observar, na sua empresa por exemplo, quais são os tipos de líderes que estão se destacando e a forma com que eles engajam seus colaboradores.
Entre os diferentes estilos de liderança, estão estes quatro:
- Autocrática
A famosa figura do “chefe” – o foco dessa liderança é o próprio líder. Nesse estilo, a autoridade e as decisões são centralizadas, fazendo com que os subordinados não tenham nenhuma liberdade de escolha.
- Liberal
Indo na contramão da liderança autocrática, o estilo liberal foca em quem é liderado. O líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou mesmo em grupo, e sendo solicitado, participa. Há um pressuposto de que os colaboradores são maduros e aptos para desempenhar suas tarefas sem acompanhamento constante do líder.
- Democrática
Nesse tipo de liderança o líder se aproxima dos colaboradores e se torna um facilitador de todos os processos. O clima organizacional com esse estilo de liderança geralmente é de união, já que o líder se preocupa não somente com as tarefas, como também com a qualidade de vida dos funcionários. A equipe também se sente mais livre para contribuir com ideias.
- Coaching
Os últimos meses foram essenciais para tornar o Coaching um estilo de liderança dos mais utilizados. O líder foca no desempenho de sua equipe, acompanhando a evolução de cada um, incentivando e dando feedbacks constantes para sempre mantê-los motivados e alinhados às suas expectativas.
Principais características de um líder na era digital
Veja aqui algumas das principais características que um líder deve buscar na era digital:
1 – Ter um propósito
Ter propósitos e objetivos claros é essencial para liderar uma equipe, principalmente se ela estiver trabalhando de forma remota. Dessa forma, é possível manter o foco dos colaboradores em um objetivo comum.
2 – Ser inovador
Um líder inovador consegue olhar além do óbvio e está sempre aberto a possibilidades de mudanças. Essa característica é fundamental para aplicar o conceito de melhoria contínua e inovação em qualquer empresa.
3 – Ser humanitário
Qualquer bom líder sabe que para ter sucesso em suas estratégias, ele depende de pessoas. Caso contrário, toda a tecnologia e empenho não encontrarão um objetivo bem definido para que possam ser bem utilizados.
4 – Ser comunicativo
E quando mencionamos “ser comunicativo”, estamos falando sobre os dois lados da comunicação: falar e ouvir. Mais do que nunca o diálogo é necessário, já que estamos restritos a outras formas de comunicação não-verbais. Portanto, é preciso ouvir e falar com muita atenção, demonstrando interesse real em cada uma das conversas e situações.
5 – Reconhecer méritos
Em geral, apontamos mais erros do que acertos. Elogiar atitudes positivas e reconhecer os méritos dos colaboradores faz toda a diferença na motivação das equipes e no resultado geral do trabalho.
6 – Ser um exemplo
A figura de um líder reflete em seus liderados de forma muito significativa, então é preciso ser um exemplo para eles – e isso não significa não errar nunca, mas ter atitudes construtivas diante dos erros.
A fórmula para ser um bom líder é complexa, mas muito eficaz. É uma combinação que envolve capacidade de adaptação, motivação, energia, persistência, inteligência, aprendizado constante, curiosidade, habilidades e especialização.
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