Veja aqui 2 características que diferenciam  soft skills e hard skills

soft skills e hard skills

Ainda que algumas habilidades sejam desejadas em qualquer cargo, os recrutadores e gerentes de RH procuram cada vez mais candidatos com algumas soft skills e hard skills. Não entendeu nada? Então vem com a gente e saiba o que são essas habilidades, como elas são importantes no mercado de trabalho e, claro, como adquirí-las!

Entenda abaixo as diferenças entre hard e soft skills, o que os empregadores procuram, como destacar suas habilidades e exemplos de cada tipo de habilidade.

O que são Hard Skills?

Hard skills são habilidades “ensináveis” ​​ou conjuntos de habilidades que são fáceis de quantificar. Normalmente, você aprende habilidades difíceis na sala de aula desde criança, por meio de livros ou outros materiais de treinamento (ou no trabalho também).  

Essas habilidades são as que entram no currículo, sabe? Conhecimento sobre um programa de computador, falar outra língua, etc. Elas são fáceis de reconhecer por um recrutador. 

Olha só alguns exemplos de hard skills:

  • Saber falar uma língua estrangeira
  • Formação em alguma especialização
  • Operação de algum software
  • Linguagem de computação

Por que as Hard Skills são importantes?

A importância das hard skills é que elas são o que sustenta os serviços que uma empresa, ou os produtos vendidos lá. Ninguém contrataria um cirurgião cardíaco sem as hard skills necessárias ou alguém para projetar uma ponte que só tivesse experiência no varejo – e não em engenharia. 

E não tem pra onde fugir: o treinamento de hard skills garante que você esteja preparado para fazer um bom trabalho no seu campo específico.

O que são Soft Skills?

As soft skills, por outro lado, são habilidades mais subjetivas, mais difíceis de quantificar e colocar no currículo. Elas têm mais a ver com suas “habilidades interpessoais” e sobre como você se relaciona em grupo e reage a situações adversas. 

Veja alguns exemplos:

  • Comunicação
  • Compaixão
  • Gerenciamento de tempo
  • Flexibilidade
  • Liderança
  • Motivação
  • Pensamento crítico
  • Persuasão
  • Habilidades de resolução de problemas
  • Trabalho em equipe
  • Ética 
  • Paciência
  • Aprendizado ativo
  • Empatia
  • Organização
  • Honestidade

Ao contrário das hard skills, é difícil mostrar, logo de cara, que você tem uma soft skill. Se um recrutador estiver procurando uma pessoa que saiba usar o Photoshop ou uma linguagem de programação, é só a pessoa mostrar seu portfólio ou seus certificados. Mas como mostrar que tem uma ética de trabalho ou qualquer outra soft skill?

Bom, a dica é anotar suas habilidades sociais e apontar alguns casos concretos em que você as usou.

Apenas dizer que você tem a habilidade não é muito significativo. Em vez disso, sua melhor aposta é demonstrar que você possui essa qualidade compartilhando exemplos de momentos em que a colocou em prática.

Por que as Soft Skills são importantes?

O desenvolvimento de soft skills é mais importante do que parece. Um estudo da Carnegie Mellon Foundation descobriu que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende do nível de habilidades sociais dos funcionários. Outro estudo do LinkedIn descobriu que 57% dos empregadores valorizam mais as soft skills do que as hard skills ao fazer novas contratações.

Ou seja, você pode ser um super especialista certificado em seu campo, mas isso não importa muito se você simplesmente não puder trabalhar bem com seus colegas de trabalho.

Qual a diferença entre soft skills e hard skills? Veja exemplos práticos

1 – Personalidade

A principal diferença entre esses dois tipos de habilidades é que as soft skills estão fortemente ligadas à personalidade de um indivíduo e são mais difíceis de identificar no primeiro momento – muitas vezes só se percebe com meses de convivência.

Claro, existem cursos para desenvolver habilidades de liderança, habilidades de comunicação e outras habilidades sociais. No entanto, sempre haverá um elemento natural em jogo aqui. Algumas pessoas são simplesmente mais propensas a ter boas habilidades de liderança do que outras.

2 – Aprendizado

As hard skills, por outro lado, são muito mais fundamentadas no que as pessoas aprendem, são focadas em uma tarefa específica e podem ser ensinadas com mais facilidade. Você pode fazer cursos de desenvolvimento para aprender novas hard skills ou desenvolver as habilidades que já possuem.

Ao longo de um desenvolvimento de carreira, as pessoas podem, ou mesmo terão que mudar seu conjunto de habilidades e desenvolver mais soft skills, especialmente se estiverem assumindo posições de liderança. Eles terão o conhecimento prático necessário para a função, bem como as habilidades interpessoais para fazê-los brilhar.

Na prática

Bom, imagine que você está contratando um desenvolvedor. Alguns exemplos de hard skills que são necessários para esta função incluem conhecimento de linguagens de programação específicas (por exemplo, Java), frameworks e outras ferramentas. 

Por outro lado, exemplos úteis de soft skills que ele precisa são: trabalho em grupo, comunicação, atitude de resolução de problemas e habilidades de gerenciamento de tempo.

Qual a melhor forma de adquirir cada uma dessas habilidades?

Ainda que algumas soft skills estejam muito ligadas à personalidade, isso não quer dizer que elas não podem ser treinadas e aprimoradas. Se você deseja ter mais senso de liderança, por exemplo, o curso Pós- Graduação Gestão de Pessoas – Liderança em novos tempos vai te oferecer tudo o que é necessário para desenvolver essa habilidade e, ainda mais, desempenhá-la com maestria.

Ah, e tem muito mais: Sabe aquela máxima de que se contrata pela técnica e se promove ou se demite pelo comportamento? A Escola de Gestão, em parceria com a Lugo, unidade de negócios da Galícia Educação, oferece aos seus estudantes de pós-graduação e do MBA 100% sob medida situações e desafios do dia a dia do trabalho que só são possíveis de se vivenciar ao longo da carreira, uma carreira com pelo menos mais de 20 anos. 

Desta forma, o estudante, em poucos meses, fica mais preparado para ganhar autonomia profissional, treinando suas habilidades sociocomportamentais e interpessoais (soft skills).

Conheça mais sobre os cursos aqui e dê um up na sua carreira!

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