Galícia Educação
Gift Store

9 dicas fantásticas para alavancar a prospecção de clientes

prospecção de clientes

Se você trabalha com vendas, sabe que prospectar não é fácil. Na verdade, muitos representantes de vendas admitem que consideram a prospecção de clientes a parte mais difícil do processo.

Mas não tem para onde fugir: quando feito corretamente, a prospecção é a maneira mais rápida de aumentar suas taxas de conversão e taxas de fechamento.

Para te ajudar nesse processo, montamos aqui um guia com dicas e tendências de prospecção de vendas que podem te ajudar bastante a alavancar sua captação. 

Prospecção de clientes: como ser assertivo nesta etapa?

A prospecção de clientes é um trabalho que pode levar muito tempo e esforço em vão se não for minimamente assertivo. É preciso ter em mente alguns aspectos básicos como o público-alvo para começar a direcionar qualquer tipo de estratégia.

Além disso, hoje também é preciso entender a maneira como os clientes tomam as decisões de fechar um negócio/ fazer uma compra.

Antigamente, a prospecção de vendas girava em torno de ligações e visitas não solicitadas (é a chamada prospecção ativa). Basicamente, colocar-se na frente de um lead em todas as oportunidades era a única forma de fazer prospecção.

Porém, no mundo digital de hoje, onde grande parte dos compradores tomam decisões por meio de conteúdo online, as regras de prospecção de vendas mudaram – e você pode ser mais assertivo que nunca. 

No mundo digital, pode-se encontrar a prospecção inativa, que é quando se fornece conteúdo atrativo, para que seu cliente chegue até você, por exemplo.

Quais os principais desafios para prospectar novos clientes?

A prospecção é difícil para alguns vendedores porque é um processo lento e que exige dedicação – e muitos podem achar que é um uso ineficiente de seu tempo.

Alguns dos principais desafios de prospecção de novos clientes envolvem a falta de tempo para se dedicar à atividade e a falta de dados e informações sobre os clientes ideais.

Além disso, existem também algumas empresas que têm modelos de negócios “incomuns”, que não se aplicam na maioria das táticas de marketing e acabam fazendo um papel passivo no processo de prospecção. O problema é que nem sempre os clientes irão chegar por conta própria e a prospecção poderia estar alavancando as vendas, mas ainda não sabem como fazer isso.

Bom, a boa notícia é que separamos algumas dicas para ajudar quem quer prospectar com mais eficiência e ampliar o número de possíveis clientes. Veja abaixo:

9 dicas fantásticas para alavancar e captar mais clientes!

1 – Reserve um tempo certo para prospectar

A prospecção, assim como qualquer outra parte do processo de vendas , é demorada e merece todo o seu foco durante algumas partes do dia. Tenha certeza que está separando  tempo suficiente para aumentar a qualidade de sua prospecção.

2 – Defina o seu perfil de cliente ideal

Que características seus clientes mais satisfeitos têm em comum? O que mostra que um um cliente está pronto para investir em seu produto ou serviço agora? 

Responda a essas duas perguntas e você terá informações suficientes para ser capaz de criar uma descrição detalhada do perfil do cliente ideal. Quem se encaixa nesse perfil é o padrão que você deve se concentrar. 

3 –  Reserve um tempo certo para prospectar

Lembre-se: existe uma diferença bem grande entre prospectar e vender. A prospecção, assim como qualquer outra parte do processo de vendas , é demorada e merece todo o seu foco durante algumas partes do dia. 

Ao fazer uma visita em uma empresa com o intuito de conhecê-la, não tente vender seu produto ou serviço. Não transforme a visita em uma reunião de vendas – pode ser que você transforme uma relação promissora em um verdadeiro fracasso fazendo isso.

 Saiba que o cliente não está esperando por isso – logo, não está preparado para negociar naquele momento. A prospecção é uma ferramenta muito importante para auxiliar na construção de um relacionamento comercial com seu futuro cliente.

Tenha certeza que está separando  tempo suficiente para aumentar a qualidade de sua prospecção.

4 – Não tenha medo de desqualificar

Muitos vendedores odeiam desqualificar clientes em potencial e reduzir suas chances de prospecção. Mas aqui está uma bela dica: seu tempo é valioso e você se sairá melhor se focar nos clientes certos, mesmo que não chegue a fazer uma venda a curto prazo.

5 – Construa um roteiro

O dom da improvisação não nasce com todo mundo, né? Então nada melhor do que criar um roteiro de prospecção que pode te ajudar a direcionar sua conversa.

6 – Ouça com atenção

Ouvir o que o cliente tem a dizer é muito importante em uma prospecção de vendas.  Deixe com que ele exponha suas dúvidas e transforme isso em um diálogo. Se observar que já é hora, pode usar algumas técnicas como a Spin Selling, que falamos mais aqui.

7 – Saiba com quem você está falando

Pesquise sobre a pessoa que você está entrando em contato antes de começar a prospecção. Se forem vendas B2B, olhe o site da empresa e entenda, pelo menos minimamente, como ela funciona e como se relaciona com seus clientes. Assim é muito mais fácil direcionar as conversas.

8 – Mantenha o relacionamento com o cliente pós-venda

O negócio foi fechado, mas isso não significa que o trabalho de prospecção de vendas acabou. É preciso manter relações e construir confiança por dois motivos: manter o cliente e conseguir indicações através dele.

9 – Se especialize

Ter conhecimento em negócios, vendas e experiência do cliente é muito importante para você ter sucesso em uma prospecção. Conheça o curso de pós-graduação Gestão de Negócios e Vendas da Galícia Educação e conheça as melhores técnicas e ferramentas para você se destacar no mercado.

Ah, e para não perder nenhuma dica de vendas, gestão e novidades no mundo do empreendedorismo, se inscreva na nossa newsletter!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Capital de Risco – Venture Capital

O capital de risco, ou venture capital (VC), é uma forma de financiamento fornecida por investidores a startups e empresas emergentes que demonstram alto potencial de crescimento, mas que também apresentam níveis significativos de risco. O capital de risco é uma fonte crucial de financiamento para empresas inovadoras e tecnológicas

Mais >>
Business Angel – Anjo de Negócios

Um anjo de negócios, ou business angel, é um investidor individual que fornece capital para startups ou pequenas empresas em estágio inicial, geralmente em troca de participação acionária ou dívida convertível. Esses investidores são frequentemente empreendedores experientes ou profissionais bem-sucedidos que, além de capital, oferecem seu conhecimento, rede de contatos

Mais >>
Glossário do Direito
Tribunal

Um tribunal é uma instituição judiciária onde são resolvidos conflitos e disputas entre partes, aplicando a lei de maneira imparcial e justa. Os tribunais são componentes essenciais do sistema judicial e desempenham um papel crucial na manutenção da ordem e da justiça em uma sociedade. Eles operam em vários níveis

Mais >>
Lawtech

Lawtech, ou tecnologia jurídica, refere-se ao uso de tecnologias avançadas para melhorar e inovar o setor jurídico. As lawtechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para advogados, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e o público em geral. Elas têm o objetivo de tornar os processos jurídicos mais eficientes,

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Galícia e CESA

Galícia Educação e CESA

São Paulo, 12 de agosto de 2024 – A Galícia Educação, uma das principais instituições de ensino voltadas para cursos de pós-graduação e MBAs na área