A internet já é uma terra fértil para oportunidades de negócio há algum tempo e o potencial de investimentos por meio de produtos digitais só vem aumentando.
Existem incontáveis formas de ganhar dinheiro e ter uma profissão trabalhando apenas através do universo online. Uma das principais é os produtos digitais.
Você já deve ter ouvido esse termo, mas, sabe o que significa? Quer saber como criar e vender o seu? Então, continue com a gente para descobrir!
O que é um produto digital?
Produto Digital é um termo que engloba qualquer item que seja comercializado 100% no meio online, ou seja, um conteúdo disponível para download ou streaming.
Também conhecido como infoproduto, ele pode ser traduzido em cursos, e-books, aplicativos e até mesmo jogos ou músicas.
Certamente, você tem o app do seu banco no celular ou assina um serviço para assistir filmes e séries, certo? Esses também são produtos digitais.
Quais são as vantagens de empreender com produtos digitais?
Esse modelo de negócios só cresce, pois oferece muitos benefícios, tanto para quem quer gerar uma renda extra, quanto para quem deseja fazer disso a sua fonte financeira principal.
Se você está pensando em ter o seu produto digital, confira algumas das vantagens:
- Flexibilidade para criar
Você não precisa seguir fórmulas ou modelos pré-estabelecidos na hora de criar o seu produto. Pode escolher o formato e elaborá-lo da maneira que quiser. Solte a criatividade e produza algo com a sua cara. - Renda passiva
Com uma divulgação eficiente e uma plataforma de hospedagem adequada, o seu produto digital se vende sozinho, gerando renda sem que você precise abordar clientes e fechar vendas manualmente. - Baixo investimento inicial
Como não há investimento com estoque e envio, os únicos custos serão com a produção e a divulgação do produto. Dependendo do tipo de conteúdo e da estrutura que você já tiver, o custo inicial será zero ou muito baixo. - Mercado em crescimento
Esse segmento está em alta e tende a crescer ainda mais, portanto, é momento de aproveitar essa oportunidade de negócio. Por meio de um material com conteúdo de valor e de qualidade, somado a uma estratégia de divulgação assertiva, o seu produto irá se destacar facilmente no mercado.
Como criar um produto digital?
Agora, sabendo de todas as vantagens de empreender nesse ramo, é hora de descobrir como criar produtos digitais. Tudo começa na escolha do tema.
Dentro da sua área de atuação, pense em conhecimentos e habilidades que sejam relevantes e atrativos às pessoas.
Um nutricionista, por exemplo, pode criar um e-book ou vídeo aulas com receitas saudáveis; um profissional de marketing pode oferecer cursos sobre tráfego pago e redes sociais; uma artesã pode ministrar workshops ensinando as suas técnicas… as possibilidades são infinitas.
Em seguida, é preciso decidir o formato do infoproduto. Pense em algo que seja viável, de acordo com a sua realidade. Se você possui câmeras de qualidade, iluminação e softwares de edição, pode criar um ótimo curso em vídeo.
Se não tem esses equipamentos, mas se dá bem com texto e diagramação, o e-book é a melhor opção.
Esses são apenas alguns exemplos, pois existe no mercado inúmeros modelos de produtos digitais.
Os tipos de produtos digitais mais vendidos são:
- Cursos online;
- Música, artes visuais e filmes;
- Serviços, como mentorias e consultorias;
- Design de logotipos e identidades visuais;
- Fotografia para ilustrar conteúdos;
- Softwares;
- E-books.
Também é preciso pensar sobre a veiculação do seu material. Atualmente, existem muitas plataformas de hospedagem de infoprodutos, uma ótima alternativa caso você não tenha um site, pois elas facilitam e automatizam todo o processo de venda.
Como vender um produto digital?
Com o tema, o formato e a plataforma já decididos, começa o planejamento para divulgar e vender o seu infoproduto. Essa etapa é fundamental e deve ser muito bem estruturada.
Sem dúvida, as redes sociais são a principal forma de atrair consumidores para os produtos digitais. Conte com uma produção de conteúdo de qualidade, além de anúncios pagos, para fortalecer o seu nome, gerar autoridade e, a partir daí, vender.
Não existe fórmula mágica para isso, portanto, estude bem o seu nicho, conheça o público que deseja atingir e esteja pronto para testar diversas estratégias diferentes.
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