O que antes parecia coisa de economistas e investidores, hoje está cada dia mais popularizado entre todos. O planejamento financeiro pessoal já é realidade para muita gente, e com ele as pessoas estão conseguindo tirar os sonhos do papel.
Mas e você? Já começou a fazer o seu planejamento financeiro? Se ainda não começou, vem aqui com a gente e veja algumas dicas e benefícios que vão te ajudar a começar agora mesmo!
Quais os benefícios do planejamento financeiro pessoal?
Existem muitos benefícios práticos que você terá com o planejamento financeiro pessoal. Olha só alguns deles:
1 – Aumenta sua economia
Pode ser possível economizar dinheiro sem ter um plano financeiro, mas nem sempre é a a maneira mais eficiente de fazer isso. Ao criar um plano financeiro, você vê claramente suas receitas e despesas. Você pode rastrear e reduzir seus custos de forma consciente, o que aumenta automaticamente sua economia a longo prazo.
2 – Você pode desfrutar de um padrão de vida melhor
A maioria das pessoas acha que teria de sacrificar seu padrão de vida se suas contas mensais entrassem no eixo. Ao contrário, com um bom plano financeiro, você não precisaria abrir mão do seu estilo de vida – e é possível atingir seus objetivos vivendo com um padrão de vida até melhor.
3 – Te prepara para emergências
A criação de um fundo de emergência é uma das partes importantes de um bom planejamento financeiro pessoal. Com ele, você não precisa se preocupar em obter fundos em caso de emergência familiar ou perda de emprego. O fundo de emergência pode ajudá-lo a pagar várias despesas dentro do prazo, evitando juros e até problemas financeiros mais graves.
4 – Você fica tranquilo
Com fundos adequados em mãos, você pode cobrir suas despesas mensais, investir em seus sonhos e gastar com você e sua família – tudo sem preocupações. O planejamento financeiro pessoal te ajuda a gerenciar seu dinheiro de forma eficiente e ter aquilo que todos queremos: paz de espírito.
4 realizações possíveis ao ter um planejamento financeiro pessoal
Você já deve ter percebido que é bem legal ter um planejamento financeiro pessoal, mas isso é motivo suficiente para você começar a traçar um plano?
Bom, um “futuro garantido” é apenas uma das razões pelas quais você precisa ter um plano financeiro. Aqui estão 3 realizações possíveis ao ter um planejamento financeiro pessoal:
1 – Investimentos!
Nunca te sobrou aquele dinheirinho pra começar a investir? Pois bem, com planejamento financeiro pessoal você vai poder começar a investir e fazer o seu dinheiro render ainda mais.
2 – Viagens
O dinheiro que você economizar com um planejamento financeiro pessoal pode ser usado para uma das melhores coisas da vida: viajar! Já imaginou você conhecendo os lugares que sempre sonhou mas nunca conseguiu ir?
3 – Cursos e especializações
Com o planejamento em dia, você pode investir em cursos e especializações que sempre quis, mas que acabaram ficando no papel por conta da falta de dinheiro. Mais do que uma realização, essa ação também é um investimento, já que pode abrir oportunidades para você alavancar e ir mais longe em sua carreira.
4 – Metas
Seja comprar um carro novo ou proporcionar um passeio para toda a família, todos temos algumas metas que são adiadas por conta do dinheiro. Com um planejamento elas vão parar de ser adiadas e você pode começar a planejá-las de verdade, mesmo que a realização em si demore um pouco.
Primeiros passos para começar
Se você está começando agora o seu planejamento financeiro, existem algumas etapas que podem te ajudar a deixá-lo mais fácil e coerente. Nesse artigo você encontra os 5 passos e algumas dicas para começar, mas aproveite para ver também um resumo a seguir:
- Analise sua situação atual – pegue todos os seus extratos, contas, despesas e comece a colocar em uma planilha. Você vai notar que existem custos fixos (como aluguel, por exemplo) e gastos variáveis (que mudam de mês em mês).
Primeira Dica
Pode ser útil categorizar esses custos em despesas pessoais e “cruciais”.
- Defina metas de curto e longo prazo – metas financeiras com prazos definidos mantém você motivado a chegar ao objetivo final. Já as metas a curto prazo vão alimentando a sua confiança no processo (e quem não gosta de dar um “check” em uma tarefa finalizada, não é mesmo?).
- Crie um plano para suas dívidas – comece criando um plano para se livrar de suas dívidas mais problemáticas, como cartão de crédito, por exemplo. São aquelas que mais custam por conta dos juros e taxas excessivas. Livre-se delas o mais rápido que puder!
Segunda Dica
Se você está equilibrando pratos com várias dívidas ao mesmo tempo, pode ser útil ver se é possível consolidar tudo em um único empréstimo mais barato.
- Aprenda sobre Educação Financeira – você fará mais escolhas conscientes e poderá começar a fazer o seu dinheiro render, valorizando recursos e até investindo. No curso “O Processo de Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar”, nós desenhamos um curso para você entender como funciona e a importância do processo de planejamento financeiro, e nele você aprenderá como entregar soluções eficientes em uma gama de atividades.
- Crie um fundo de emergência – eles te protegem contra doenças inesperadas, perda repentina do emprego ou apenas uma conta que você se esqueceu de pagar no mês anterior.
Terceira Dica
Mesmo que o valor exato de um fundo de emergência dependa de você, o recomendado é que ele consiga cobrir cerca de 3 meses de suas despesas fixas. Ele é ainda mais importante se você é trabalhador freelancer, então também é bom economizar o suficiente para cobrir despesas variáveis, como entretenimento e alimentação.
Quer saber mais sobre planejamento financeiro pessoal, economia, gestão financeira e outros assuntos relacionados? Conheça o curso “O Processo de Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar” e assine a nossa newsletter, estamos sempre falando sobre o tema e dando várias dicas para que você alcance o sucesso em todos os aspectos!
Trackbacks/Pingbacks