Estamos vivendo em um contexto onde conseguimos enxergar de maneira clara e cada vez mais próxima a mudança do mercado e nas formas de liderança. A pandemia deixou ainda mais claro o que se espera do futuro da liderança.
Um bom líder nesse momento em que estamos é capaz de transformar empresas, antigos processos, equipes e também pessoas. A liderança se transformou e com ela, tudo à sua volta também.
Saiba um pouco mais sobre como se preparar para o futuro da liderança aqui.
Quais as principais atribuições de um líder?
Dentro de uma empresa, a principal atribuição de um líder é impulsionar o crescimento (da organização e da equipe). Atuando e conhecendo as mais diversas áreas de uma empresa, um bom líder está preparado para entender quais são as mudanças necessárias e o que precisa ser feito para chegar lá.
É importante ressaltar que a compatibilidade com a cultura organizacional é muito importante. Isso porque no futuro da liderança, o líder é também um influenciador para todos. Ou seja, ele deve ter conhecimento operacional e partir disso criar estratégias e práticas junto a sua equipe.
Sendo assim, é possível alcançar projetos com qualidade superior, com maior produtividade e comprometimento, assim trazendo os melhores resultados. Entre essas, há também outras atribuições que são importantes, como por exemplo:
- Inovação – pensar fora da caixa é uma habilidade indispensável. Estar aberto para novas ideias e conhecer suas próprias limitações ajudam a encontrar novos caminhos.
- Protagonismo – ser proativo e ágil ajudam a encontrar novas tendências que podem ajudar na transformação de processos e também na criação de novos produtos, com a equipe sempre envolvida.
- Inclusão – a diversidade enriquece o ambiente de trabalho, trazendo pluralidade cultural, levando ao amadurecimento de ideias.
- Treinamentos – líder que cria novos líderes, com treinamento constante a equipe é capaz de tomar decisões certeiras de forma eficiente sem depender totalmente de seu gestor.
- Resiliência – vivemos em um cenário de incertezas, portanto a resiliência representa a capacidade de um líder de superar rapidamente as dificuldades, se reerguendo em meio a crises.
- Gestão do Tempo – saber lidar com o tempo pode ser um grande desafio, alinhar reuniões individuais, bate-papo com a equipe e feedbacks com a entrega pontual de resultados é uma competência muito importante.
- Integridade – ser íntegro significa oferecer consistência no que é dito e feito – isso pode significar uma grande fonte de poder dentro das organizações.
- Colaboração – a colaboração entre todos os setores de uma empresa é a essência da inovação, para isso o líder deve garantir uma sinergia para ajudar na união das pessoas, aumentando as chances de inovarem cada vez mais.
Hoje a missão de um líder é diferente, ela ultrapassa as práticas tradicionais de gestão. Une estratégias e planejamentos que são necessários para que uma empresa seja competitiva para manter-se no mercado.
Principais impactos e desafios na liderança pós-pandemia
Segundo a pesquisa de gestão de pessoas na crise Covid-19, realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que coletou dados de 139 empresas, 46% adotaram o home office.
Nesse novo cenário de home office, foi necessário se reinventar e refletir. Um líder teve que lidar com novos desafios e alguns deles são super comuns nas empresas, olha só:
- Comunicação: uma das maiores dificuldades no trabalho remoto é manter o alinhamento entre a equipe, por isso manter uma boa comunicação, encontrando práticas que sejam muito claras e assertivas pode funcionar da mesma forma que pessoalmente.
- Engajamento: definir metas e oferecer uma boa estrutura de trabalho para a sua equipe são formas muito eficientes de manter sua equipe engajada, levando em conta que a dinâmica do trabalho em casa é muito diferente do que no escritório.
- Gerenciamento à distância: o trabalho remoto exige do seu líder uma postura diferente do que presencialmente, por isso foram desenvolvidas estratégias que usam a tecnologia a seu favor – como por exemplo: os programas de gerenciamento Asana, Trello, entre outros.
Além dos desafios do home office, a pandemia também trouxe outras questões à tona, e uma liderança do futuro precisa estar preparada para lidar com ela.
Nunca se falou tanto sobre saúde mental como hoje e, sejamos sinceros, podemos concordar que os últimos anos foram difíceis para todos. Por isso, mais do que nunca o que se espera de um líder é uma boa dose de empatia para entender os colaboradores.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional deve ser um ponto muito importante para ser colocado em pauta em qualquer empresa.
O excesso de cobrança e o tratamento quase que infantil de um líder com sua equipe é um modelo ultrapassado que já está sendo (ou deveria) questionado e substituído por uma relação de confiança entre as partes.
O que é esperado para o futuro da liderança?
A liderança do futuro é focada nas pessoas. Um bom líder será flexível e capaz de motivar a sua equipe em direção ao que deve ser feito – e da melhor forma, mas de maneira humanizada.
A ideia do Learning Agility (agilidade de aprendizagem) estará cada vez mais em pauta, e será requisitado. Isso implica na capacidade de aprender com as novas experiências que irão surgir, desenvolvendo algumas habilidades de forma ágil e eficaz.
Ou seja, a tendência é que o líder consiga cada vez mais desenvolver novos líderes. Tornar sua equipe cada vez mais independente e capaz de tomar decisões. A distância que há entre gestor X subordinados tende a diminuir, e para isso é preciso muito treino e responsabilidade.
Além disso, em uma liderança positiva e sadia, o líder entende que se as pessoas não estão confortáveis e engajadas no projeto, tendem a não colaborar. E por isso ser resiliente e paciente é importante.
Como se preparar?
Existe uma ideia completamente ultrapassada de que existe “líder nato”. Tudo bem, pode ser até pessoas que tenham naturalmente habilidades que podem ajudar, mas só isso não basta nos dias atuais.
Hoje é possível desenvolver pessoas que tenham dedicação e vontade para se tornarem grandes líderes. Existem cursos e treinamentos que priorizam o desenvolvimento e habilidades voltadas à uma aprendizagem e crescimento constantes.
Pensando nisso, a Galícia Educação oferece em seus cursos diferenciais que vão na contramão de formatos que são pouco sensíveis a questões humanas, focando apenas na entrega de resultados de forma rápida.
Nós trouxemos ao mercado cursos que entendem que a liderança é uma competência cada vez mais valorizada e requisitada. Por isso, ajudamos nossos alunos a desenvolverem habilidades como: comunicação eficaz, empatia, escuta ativa, trabalho em equipe, feedback, capacidade de tomar decisões coerentes, entre outras.
Nosso curso de Gestão de Pessoas – Liderança em Novos Tempos proporciona ferramentas técnicas e também um embasamento teórico necessário para a construção de uma base sólida para a formação de líderes desejados no mercado de trabalho.
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