Saiba como aplicar o Marketing Analytics para gerar bons resultado

marketing analytics

A complexidade do Marketing fez com que a tecnologia mais uma vez trabalhasse a nosso favor. Foram criadas ferramentas que podem aproximá-lo ainda mais dos seus clientes

O Marketing Analytics é uma delas. Ao utilizar essa  ferramenta para seu negócio existe a chance de conquistar o seu público-alvo para sempre, porque você consegue monitorar e criar estratégias específicas. Vem com a gente para entender como isso funciona!

O que é Marketing Analytics e como funciona?

O setor de Marketing das empresas tem tomado cada vez mais destaque porque já entendemos que um bom marketing realmente dá resultados. Mas como medir os resultados? É aí que entra o Marketing Analytics.

Essa ferramenta faz com que você avalie, gerencie e divida o desempenho das suas campanhas durante o período de ocorrência e também depois. Com os resultados em mãos, agora é a hora de traduzir e entender o que eles estão dizendo. 

Os resultados vão proporcionar uma visão mais abrangente sobre a situação da empresa. Tanto da forma como ela está posicionada no mercado quanto a forma como ela se apresenta aos olhos dos consumidores. 

 Ter uma visão clara da situação faz com que as melhores decisões sejam tomadas de forma consciente. O Marketing Analytics prepara a empresa para a próxima ação, deixando-a equipada para conhecer os próximos desafios.  

Qual a relevância do Marketing Analytics?

Muitas empresas se veem sem saída quando estacionam nas métricas de vaidade. Porém, elas não sabem que estão nessa situação porque os números estão ótimos, mas, apesar de ótimos, não geram impactos no negócio.

Os números enganam – é muito difícil ver os números em um tendência ascendente e crer que isso não é um bom sinal. Os principais líderes de mercado estão nessa posição porque, por meio do Marketing Analytics entenderam todo o contexto por trás dos números. 

Ao entender o que os dados estão dizendo, as decisões futuras serão baseadas neles. Ou seja, a análise de marketing pode ajudar no crescimento real das empresas. 

Marketing Analytics: como colocá-lo em prática 

O Marketing Analytics reúne ferramentas digitais que juntas vão gerar muitos resultados positivos. Vamos conhecer um pouco das que mais se destacam no mercado hoje:

  • Google Analytics

Essa é a ferramenta de monitoramento e análise mais utilizada do mundo. Ela consegue rastrear o comportamento do consumidor que acessa o seu website, como por exemplo: quais são as páginas mais acessadas, conversões, localização e até mesmo por qual dispositivo ele o acessou.

  • SEMRush

Essa ferramenta é um software que otimiza os mecanismos de pesquisa (SEO), gerenciando a presença digital e o marketing de conteúdo. Ele potencializa a visibilidade das empresas em todos os canais onde elas atuam, filtrando quais serão os melhores conteúdos para aquela audiência. 

  • Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta que permite o gerenciamento de todas as redes sociais em um só lugar. Com ele é possível gerar leads, interagir com o público e, com isso, aumentar o reconhecimento da marca. Além de analisar a forma como os usuários estão respondendo. 

  • Constant Contact 

O Constant é uma extensão (Plugin) de WordPress, que, por sua vez, é uma plataforma de e-mail marketing que contribui para a gestão e suporte. Faz com que seja  possível realizar os disparos de mensagens para as bases de contato de maneira mais leve e prática. 

Top 5: Benefícios do Marketing Analytics para as empresas

Imagina ter um carro zero na garagem, mas não saber dirigir? A ideia é essa! Muitas empresas investem no marketing digital, mas não da maneira certa. Por isso o Marketing Analytics é tão importante – ele vai ensiná-lo a dirigir. 

Hoje se estima que 73% dos dados coletados são desperdiçados porque as empresas não sabem como utilizá-los. Investir em Marketing Analytics é dar um passo à frente e ter benefícios que valem muito a pena! Vamos conhecê-los?

Saiba quem são os seus  clientes

Identificar o seu público-alvo é o maior benefício do Marketing Analytics. E não apenas identificá-lo, mas entendê-lo. Onde ele está, quais são as suas crenças, principais buscas e necessidades. Os dados vão formar uma rede que filtra quais  as preferências e hábitos do seu público.

Monitoramento de estratégias 

Apesar de todas as ferramentas digitais e números, o foco do marketing são as pessoas. Logo, as estratégias devem ser pensadas para atingir seres humanos que estão em constante mudança. Ou seja, a análise precisa acompanhar esse processo para não ficar para trás.

Dados certeiros e de qualidade otimizam o desempenho das ações e das estratégias, que funcionam muito melhor quando vêm de uma fonte confiável de monitoramento. 

Melhor retorno de investimento (ROI)

“Return Over Investment”, em português “Retorno sobre o investimento”, trata-se de um indicador que mostra o resultado financeiro de um investimento, apontando lucro ou prejuízo. 

Com o Marketing Analytics é possível gerar relatórios que dão uma melhor visão sobre os investimentos. Sendo possível por meio deles rastrear o tráfego, entender o faturamento e saber quais ações são mais lucrativas. 

Ficar de olho nas principais tendências!

O Marketing Analytics pode funcionar como uma “bola de cristal”. Sim, você não entendeu errado. Ele permite criar uma perspectiva de mercado baseada em análises precisas, e essa é uma das melhores maneiras de estudar as futuras tendências.

Ter uma perspectiva futura dentro de um negócio é uma vantagem muito grande. Porque, além de sair na frente, a perspectiva vai guiá-lo também no presente, dando segurança nas decisões que são tomadas quanto às estratégias atuais, prevenindo erros. 

Fique de olho na concorrência!

Os dados que o Marketing Analytics gera não são apenas da sua empresa. A forma como sua empresa vai utilizá-los é que é única. E, por se tratar da atuação de todas as empresas no ramo, é possível fazer o monitoramento delas também.

Tudo é possível se a coleta e análise de dados for feita da maneira correta. Saber quais são as estratégias que deram certo e quais não deram tanto certo assim no fim também é uma estratégia. 

Como implementar uma pesquisa de Marketing eficaz e qual a sua importância?

O primeiro passo para implementar uma pesquisa de Marketing na sua empresa é investir em ferramentas eficientes de análise. Aqui já apresentamos quais são as principais e mais utilizadas hoje em dia.

Além do investimento financeiro, tem de haver um investimento de tempo. Vai ser necessário que você se dedique a aprender como elas funcionam. Caso haja condições, contrate alguém que saiba trabalhar com o Marketing Analytics. 

Mas o importante é que tais ferramentas sejam utilizadas da maneira correta, e mais, que os dados gerados por elas sejam traduzidos de forma a agregar resultados nas campanhas e nas estratégias adotadas. 

Como melhorar o uso de dados através do Marketing Analytics?

O Marketing Analytics é uma ferramenta incrível – mas ele não funciona sozinho! Por trás é necessário ter pessoas que saibam traduzir os dados e transformá-los em estratégias. Isso pode parecer muito distante e difícil.

A boa notícia é: a Galícia Educação vai ajudá-lo. O nosso curso em Gestão de Marketing vai mostrar que fazer marketing não é apenas divulgar um produto. Existe um planejamento por trás, e nós vamos ensinar tudo!

O Marketing é uma área muito complexa – e o Marketing Analytics é apenas uma das suas partes essenciais. Nós vamos ensinar como “amarrar” todas as partes, desde os objetivos até a otimização da campanha.

Ficou interessado e quer saber mais? Inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe outros conteúdos sobre gestão, tecnologia, dicas para dar um up na sua carreira e muito mais! 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Business Intelligence (BI)

Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, é o processo de coleta, organização, análise e transformação de dados brutos em informações significativas e úteis para a tomada de decisões estratégicas. O BI engloba uma variedade de ferramentas, tecnologias e metodologias que permitem às organizações coletar dados de sistemas internos e

Mais >>
Business Angel – Anjo de Negócios

Um anjo de negócios, ou business angel, é um investidor individual que fornece capital para startups ou pequenas empresas em estágio inicial, geralmente em troca de participação acionária ou dívida convertível. Esses investidores são frequentemente empreendedores experientes ou profissionais bem-sucedidos que, além de capital, oferecem seu conhecimento, rede de contatos

Mais >>
Glossário do Direito
Direito Indisponível

O direito indisponível refere-se a uma categoria de direitos que não podem ser transferidos, renunciados ou negociados pelos indivíduos, devido à sua natureza essencialmente pessoal, moral ou pública. Esses direitos são inalienáveis e intransferíveis, e sua proteção é de interesse público, garantindo que sejam preservados independentemente da vontade dos titulares.

Mais >>
Contrato Leonino

O termo “contrato leonino” refere-se a um tipo de acordo que é extremamente desequilibrado, beneficiando desproporcionalmente uma das partes envolvidas em detrimento da outra. Esse desequilíbrio é tão significativo que a parte menos favorecida assume riscos excessivos ou recebe benefícios mínimos em comparação com a outra parte, que desfruta de

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
A Liderança Compassiva

Liderança Compassiva

A liderança compassiva tem se consolidado como uma prática essencial no ambiente corporativo moderno, promovendo maior bem-estar e engajamento entre colaboradores. O estudo “Compassion Matters