Por que é importante conhecer a jornada do consumidor?

jornada do consumidor

A jornada do consumidor mudou (e muito) ao longo dos anos. Com o comércio eletrônico cada vez mais forte e uma chuva de informações sobre milhões de produtos disponíveis, as decisões de compra já não são tão simples quanto antes.

Se há 20 ou 30 anos a jornada do consumidor começava identificando uma necessidade ou vendo um anúncio em outdoors, jornais ou TV e indo até a loja, hoje não é bem assim.

O que antes era uma viagem única se transformou em pequenas viagens, com várias paradas, que levam a uma compra.

O que é jornada do consumidor?

A jornada do consumidor é uma representação detalhada do processo pelo qual alguém passa para se tornar um cliente. Ele descreve todas as interações que o cliente tem com sua marca – desde o reconhecimento, a pesquisa e até mesmo a fidelização.

No mundo do e-commerce, a jornada do consumidor inclui todos os pontos de contato que sua marca tem com um prospect (sim, porque ela começa antes mesmo dele se tornar um cliente). Isso pode acontecer em sites, mídias sociais, buscas no Google, aplicativos ou outros canais.

Qual a importância de conhecer a jornada do consumidor?

À medida que a jornada do consumidor se torna cada vez mais complexa, a importância de mapea-la aumenta. É uma maneira de entender as interações digitais que acontecem ao longo do caminho e otimizar os recursos da empresa. 

Quanto mais detalhada ela for, maior fica seu poder de análise sobre o que está dando certo em campanhas, o que precisa melhorar, onde é preciso investir recursos, etc. Tudo isso vai contribuir com seus objetivos finais e KPIs.

Como isso influencia na estratégia de marketing da sua empresa?

A criação de um mapa dessa jornada permite que as empresas entendam as experiências e necessidades de seu público-alvo.

 

Esses insights também são importantes para que os profissionais de marketing entendam melhor o público, foquem em otimizações ou redirecionamento de verba, atinjam os consumidores com conteúdo personalizado por interesse ou segmentado por localização, entre outros.

Além disso, entendendo a jornada do consumidor, os times de UX (Experiência do Usuário), por exemplo, podem usar diversos recursos para deixá-la mais simples e amigável – e assim aumentar as conversões e fidelização dos clientes.

Como descobrir qual o comportamento do consumidor dentro do meu site?

Uma das formas mais usadas de mapear o comportamento dos consumidores dentro de sites é por meio do Google Analytics

Essa ferramenta ajuda a analisar desde como as pessoas chegaram até o seu site até quais páginas foram mais visitadas, o tempo de visita, entre outros.

Existem outras ferramentas que podem ser utilizadas nesse mapeamento, um exemplo é a Crazy Egg (ferramenta paga). Ela é parecida com o Google Analytics e tem alguns outros recursos, como o mapa de calor e a contagem de cliques de cada usuário. 

Se interessou pelo assunto? Então já vamos adiantar que essa conversa ainda vai longe! No nosso curso de Pós-graduação em Gestão de Marketing Martech e Adtech você vai aprender a mapear a jornada do consumidor e como criar estratégias para que elas fiquem mais eficientes e convertam muito mais. 

Ah, e não esquece de se inscrever na nossa newsletter, sempre estamos falando sobre o assunto e dando várias dicas para quem quer se destacar no mercado de trabalho e dar um up na carreira!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Coaching Corporativo

Coaching Corporativo é uma modalidade de coaching focada em apoiar profissionais dentro do ambiente empresarial para melhorar seu desempenho, desenvolver habilidades de liderança e alcançar metas organizacionais. Essa forma de coaching é amplamente utilizada por empresas para promover o crescimento e o desenvolvimento de seus colaboradores, aumentar a eficácia das

Mais >>
Taxa de Churn – Churn Rate

A taxa de churn, ou churn rate, é uma métrica crítica utilizada para medir a porcentagem de clientes que deixam de usar os produtos ou serviços de uma empresa em um período específico. Essa métrica é particularmente relevante para empresas de modelos de negócio baseados em assinaturas ou recorrentes, como

Mais >>
Glossário do Direito
Alvará de Soltura

O alvará de soltura é um documento judicial que autoriza a libertação de uma pessoa que se encontra presa, seja em caráter preventivo, temporário, ou após a condenação, quando a pena já foi cumprida ou foi concedido algum benefício que permita sua liberação. Esse documento é emitido por um juiz

Mais >>
Atividade Jurídica

A atividade jurídica refere-se a todas as ações, funções e responsabilidades exercidas no âmbito do direito, seja no contexto de prática profissional, ensino, pesquisa, ou administração da justiça. Envolve a aplicação de normas, princípios e procedimentos legais para resolver disputas, aconselhar clientes, formular contratos, representar partes em processos judiciais, e

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
A Liderança Compassiva

Liderança Compassiva

A liderança compassiva tem se consolidado como uma prática essencial no ambiente corporativo moderno, promovendo maior bem-estar e engajamento entre colaboradores. O estudo “Compassion Matters