Crescer é o objetivo de qualquer empresa. Seja em número de clientes, em faturamento ou em autoridade, todo negócio deseja alcançar novos níveis de sucesso. Estamos acostumados a pensar que o crescimento leva muito tempo, mas, com o Growth Hacking, isso não é necessariamente verdade.
Esse conceito surge para possibilitar um desenvolvimento rápido, a partir de estratégias inovadoras.
Diversas grandes empresas, principalmente do ramo de tecnologia, aplicaram e aplicam o Growth Hacking e você também pode descobrir como fazer isso. Acompanhe o texto!
O que é Growth Hacking?
Growth significa crescimento e hack pode ser traduzido como brecha ou atalho. Portanto, o objetivo do Growth Hacking é encontrar atalhos para crescer.
Não é um método específico, mas sim uma forma de trabalhar que, a partir de experimentos constantes, busca estratégias diferentes para atingir resultados.
O termo foi criado por Sean Ellis, empreendedor e escritor, na época em que trabalhava no Dropbox.
Ele analisou negócios que tiveram uma evolução rápida e percebeu alguns pontos em comum: faziam análises profundas de dados, contavam com equipes multidisciplinares, não aplicavam o marketing da forma tradicional e tinham processos para executar melhorias e inovar.
Podemos definir o Growth Hacking em um passo a passo, que deve ser adaptado de acordo com a realidade da instituição:
- 1- Identificar os principais problemas, gargalos e objetivos da empresa;
- 2- Pensar em formas de aprimorar esses pontos e escolher algumas sugestões principais;
- 3- Testar as ideias da forma mais simples possível;
- 4- Analisar os resultados dessa iniciativa, usando o aprendizado para futuros experimentos.
É importante citar que, nessa forma de trabalhar, o sucesso nem sempre virá na primeira tentativa.
O objetivo do Growth Hacking é exatamente esse: aplicar diversas ações novas, sabendo que algumas irão falhar, e aprender com os erros.
Quais são os benefícios para as empresas?
Veja por que os negócios devem adotar essa maneira de trabalhar:
- Otimiza e estrutura processos
Para fazer testes com agilidade e consistência, é preciso organizar e ajustar processos, o que beneficia o dia a dia da equipe em todos os aspectos, eliminando dificuldades e entraves.
- Acumula conhecimento
Mesmo as tentativas que não dão certo geram dados que serão úteis futuramente.
- Faz diversos experimentos ao mesmo tempo
Rodando diversas ideias novas em paralelo, mesmo que a maioria falhe, a chance de acertar é maior. Além disso, o aprendizado também é aprofundado, com mais informações e análises.
- Leva a um crescimento exponencial
Cada nova ideia bem-sucedida gerará um novo nível de crescimento, que pode não ser estrondoso, mas faz a diferença. Por isso, ao somar as soluções novas, o desenvolvimento da empresa se torna contínuo.
Como ser um profissional de Growth Hacking?
Essa atuação está em alta e tende a crescer, por isso, é um ramo no qual vale a pena trabalhar. Uma das coisas mais interessantes sobre o Growth Hacking é que ele mescla a expertise e a habilidade de diversas áreas.
Geralmente, é ligado ao marketing, mas, as equipes que trabalham com esse conceito também podem usufruir dos conhecimentos de TI, vendas, psicologia, gestão de processos e muito mais.
Portanto, o profissional de Growth Hacking não tem uma formação específica, e precisa estar disposto a buscar soluções fora da caixa e a ser criativo e ousado.
Ainda não existe uma graduação para essa ocupação, mas diversos cursos estão disponíveis online.
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