Levando os recursos humanos para um novo patamar, a gestão estratégica de pessoas une os conceitos tradicionais desse ramo com a valorização, evolução e capacitação de colaboradores. Essa gestão é focada em atingir os objetivos da empresa, qualificando os funcionários para isso, ao mesmo tempo em que se preocupa com a satisfação deles.
Além disso, a gestão estratégica de pessoas envolve a cultura da instituição, os processos, a performance e muito mais, indo além das questões burocráticas que geralmente relacionamos à área de RH.
Então, acompanhe o texto para descobrir mais sobre o assunto!
Qual é a importância da gestão estratégica de pessoas?
Quando pensamos em planejamento e estratégia para um empreendimento, não podemos deixar de incluir o recurso mais importante de qualquer negócio: os seus colaboradores.
Portanto, a gestão estratégica de pessoas busca inserir a preocupação com os recursos humanos como uma parte fundamental das táticas e planos a longo prazo.
Assim, buscando alinhar os funcionários que já fazem parte do time com os objetivos da empresa, ela analisa o contexto e determina ações para qualificá-los e prepará-los para atingir as novas metas, também fazendo com que sejam cada vez mais valorizados.
Para cumprir com tudo isso, a gestão estratégica está presente em inúmeras ações dentro de um negócio, indo desde o recrutamento até a saúde ocupacional e a comunicação interna. Ela pode trazer benefícios, como:
- Trabalhadores mais satisfeitos e motivados;
- Processos mais eficientes;
- Mais produtividade e proatividade;
- Alcance dos objetivos da organização.
Quais são os pilares da gestão estratégica de pessoas?
Portanto, para ter os resultados esperados, a gestão estratégica foca em alguns valores, priorizando aspectos como:
1- Engajamento da equipe
Além de saber atrair e selecionar os melhores funcionários, é preciso retê-los e engajá-los. Assim, é possível manter uma estrutura estável, contando com profissionais qualificados e que estejam integrados na cultura da empresa.
Também é fundamental que todos sejam uma parte importante do seu time e trabalhem em harmonia com os colegas, focando nas metas em comum.
2- Comunicação eficaz
Uma comunicação clara, aberta e transparente é essencial para que os funcionários se sintam valorizados e acolhidos. Estimular a troca de feedbacks também faz parte disso.
3- Desenvolvimento de habilidades
Mesmo profissionais experientes precisam de um treinamento, por menor que seja, ao assumir uma nova função.
Focar no desenvolvimento das competências necessárias para que a empresa atinja os seus objetivos é um dos principais focos da gestão estratégica de pessoas, oferecendo capacitações que vão além do básico.
4- Gestão de cargos e remunerações
Garantir que os salários e remunerações variáveis sejam justos e vantajosos para os colaboradores também ajuda a mantê-los estimulados, contribuindo para as estratégias do negócio.
5- Qualificação da liderança
Para a gestão estratégica, o líder é mais do que um trabalhador sênior que comanda um time: ele precisa ser capaz de motivar, desenvolver, inspirar e engajar o seu time.
Você pode entender mais sobre como a gestão estratégica de pessoas funciona e como implementá-la, leia o artigo do nosso blog.
Como mensurar os resultados da gestão estratégica de pessoas?
Existem diversas métricas usadas para medir o quanto a gestão de pessoas consegue, ou não, atingir objetivos estratégicos.
Conheça algumas delas:
- Turnover
O turnover indica o nível de entradas e saídas, ou seja, a rotatividade de funcionários. A partir desse índice, é possível avaliar o quão atrativa a empresa é, em relação à concorrência; e também se existem falhas nos processos de recrutamento.
Uma média ideal é sempre abaixo de 5%, pois, acima disso, os custos com novas contratações e rescisões são muito elevados e prejudicam o negócio.
- Produtividade
Verificando a incidência de erros no trabalho, a quantidade de entregas fora do prazo e os períodos inativos, é possível entender como está a produtividade e se o trabalho está sendo feito com qualidade.
- Clima organizacional
Pesquisas de clima são uma das melhores maneiras de entender quais são as percepções dos colaboradores em relação à instituição, ajudando os profissionais da gestão de pessoas a identificar pontos de melhoria.
- Avaliação da aprendizagem
Os treinamentos e capacitações oferecidos precisam ser eficientes e úteis para realmente trazer resultados.
Para isso, é necessário acompanhar o desempenho dos colaboradores e compará-los com o período antes das atividades de qualificação.
- Absenteísmo
Indica a quantidade de horas desperdiçadas, por atrasos, faltas e saídas, justificadas ou não. Se os funcionários faltam demais, isso pode indicar que as condições de trabalho estão comprometendo a saúde, gerando problemas psicológicos ou impedindo que eles cumpram com compromissos fundamentais de suas vidas pessoais.
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