Galícia Educação
Gift Store

Gestão de Produtos Digitais: uma grande tendência e oportunidade

gestão de produtos digitais

Atualmente, somos mais de 5 bilhões de usuários com acesso regular à internet e representamos, aproximadamente, 63,5% da população mundial. Quando analisamos apenas os dados brasileiros, encontramos 165,3 milhões de cidadãos conectados ou, em média, 77% da população nacional.

Com números tão expressivos, não é de espantar que o meio digital seja decisivo também para as nossas formas de consumo.  O estudo Consumers want it all, desenvolvido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em parceria com a National Retail Federation (NRF), revelou que os consumidores não veem mais os meios online e offline como experiências separadas e enxergam o mundo digital como parte indispensável da experiência de compra.

Portanto, o investimento maciço das empresas em produtos e serviços online corresponde a uma demanda crescente do mercado por negócios virtuais. E, assim como qualquer outro empreendimento, a comercialização de infoprodutos requer um gerenciamento eficiente e orientado para resultados.

A gestão de produtos digitais surge, então, como uma área inovadora e indispensável para o sucesso dessas empresas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é gestão de produtos digitais e qual a sua importância?

A gestão de produtos digitais diz respeito a um conjunto de métodos e práticas desenvolvidas para o gerenciamento de um produto ou serviço digital, acompanhando desde a criação e o desenvolvimento até a sua comercialização.

O gestor é o profissional que vai garantir que os objetivos da organização atendam e sejam compatíveis às demandas dos clientes, trabalhando ativa e permanentemente para garantir a satisfação do público em relação ao infoproduto.

Mais do que uma particularidade da gestão de produtos digitais, o foco no cliente é uma tendência global e pode gerar resultados impactantes para as empresas.

De acordo com estudo realizado pela PWC, a gigante de consultoria e auditoria internacional, “experiência é tudo”. A pesquisa, realizada com 15.000 consumidores espalhados por 12 países, indicou que 73% dos entrevistados consideram a experiência do cliente como um fator muito relevante para as decisões de compra, 43% estariam dispostos a gastar mais para ter comodidade e conforto e 42% pagariam por uma experiência amigável e receptiva.

Quando analisados apenas entre os consumidores brasileiros, os resultados são ainda mais significantes: 89% consideram a experiência do cliente como decisiva para fechar um negócio.

Portanto, a oferta de produtos e serviços de qualidade, com atendimento exemplar que proporcione segurança ao consumidor e supere as suas expectativas, é essencial para o desempenho do projeto e a saúde financeira da empresa.

Essa performance de alto padrão só é alcançada a partir dos esforços empreendidos pela gestão de produtos digitais, que, a partir de pesquisas de mercado e do acompanhamento de indicadores-chave, administra os recursos de maneira estratégica e orientada.

Como está o Mercado de Trabalho

De acordo com Daniel Winograd, consultor sênior de recrutamento para Digital e Varejo na Michael Page, o profissional de produto digital é um dos perfis que apresentaram maior crescimento nos últimos 6 meses, o que pode ser atribuído ao processo de digitalização das empresas.

Com os desafios e impactos gerados pela transformação digital, já em curso e intensamente acelerada durante a pandemia de covid-19, as empresas foram obrigadas a se adaptar aos cenários digitais, demandando cada vez mais a contratação de profissionais qualificados para atuar em um mercado altamente virtualizado.

Juntando negócios e tecnologia, a gestão de produtos digitais é realizada por profissionais capazes de entender as demandas e atuações do mundo empresarial e aplicá-las à esfera digital, além de compreender as necessidades e desejos do público com base na coleta e análise de dados, métricas e informações.

Principais exemplos de gestão de produtos digitais

Provavelmente você já conhece – e até consome! – diversos infoprodutos de grande destaque.

Quer descobrir dois casos extremamente bem-sucedidos de gestão de produtos digitais? Confira a seguir!

Nubank

O banco digital mais popular do Brasil alcançou um sucesso estrondoso entre os correntistas e hoje serve de inspiração para empreendedores do mundo todo. Fundada em 2013, a startup é pioneira no segmento de serviços financeiros, atua como operadora de cartões de crédito e fintech, e se destaca entre os produtos digitais do mercado de tecnologia financeira.

Com menos burocracia que os bancos tradicionais, o Nubank se destacou pela facilidade para abrir conta, solicitar um cartão e realizar transações bancárias na palma da mão. Sua atuação de excelência abriu as portas para que os produtos digitais do mercado financeiro pudessem alcançar o patamar atual. Segundo pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA) em parceria com a Sensor Tower, os bancos digitais cresceram e crescem exponencialmente no mercado brasileiro, e alcançaram recordes no número de downloads no primeiro bimestre de 2022.

Corroborando os dados apresentados pelo BofA, o Ranking de Onboarding Digital 2021, elaborado pela idwall, afirma que o número de contas digitais abertas no Brasil ultrapassou a marca de 250 milhões e já supera o número de habitantes no país.

Spotify

Fundado em 2008, em Estocolmo, na Suécia, o Spotify revolucionou a forma como consumimos música e é um dos grandes expoentes dos produtos digitais. A plataforma oferece um acervo inesgotável de álbuns, singles, podcasts, audiobooks, playlists e inúmeros recursos personalizados. Funcionando gratuitamente por meio de anúncios durante a reprodução das faixas, o Spotify também oferece a versão por assinatura, que permite que o usuário mude de música quantas vezes quiser, crie as próprias sequências e se livre das propagandas.

No segundo trimestre de 2022, a startup obteve um crescimento de 23% no seu faturamento. O número de usuários mensais ativos subiu 19%, registrando um total de 433 milhões de ouvintes. Já o Spotify Premium alcançou um total de 188 milhões de assinantes, o que corresponde a um aumento de 14%.

Como posso aprender online sobre gerenciamento de produtos?

Somente na Galícia Educação você encontra um MBA feito sob medida para torná-lo um profissional qualificado e totalmente preparado para assumir o protagonismo da sua carreira.

Proporcionando um desenvolvimento contínuo, ágil, personalizado e realmente aplicável à sua vida profissional, nossa Escola de Gestão oferece cursos elaborados por grandes líderes da Gestão de Negócios, Vendas, Marketing, Pessoas e Finanças.

Com a possibilidade de escolher as competências almejadas e ampliar as suas possibilidades, o MBA em Gestão de Produtos Digitais é ideal para você que deseja criar as melhores experiências a partir de uma visão holística dos produtos digitais.

Desenvolvido com a curadoria de Bruna Bartosiaki, gestora de Produtos e Processos no TikTok, nosso MBA foi desenhado para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em startups ou empresas inovadoras de produtos e serviços digitais.

Seja um especialista nesse mercado que não para de crescer e se inscreva agora em nosso curso online e aprovado pelo MEC. Quer aprender com quem fez acontecer em grandes empresas? Clique aqui e saiba tudo sobre o MBA em Gestão de Produtos Digitais!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Behavioral Coaching

Behavioral Coaching é uma abordagem de coaching focada em ajudar os indivíduos a modificar comportamentos específicos para melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Essa metodologia baseia-se na compreensão de que os comportamentos são moldados por pensamentos, emoções e o ambiente, e que mudanças positivas podem ser alcançadas através de

Mais >>
Super App

O termo “Super App” refere-se a uma aplicação móvel multifuncional que oferece uma vasta gama de serviços e funcionalidades em uma única plataforma. Inspirado principalmente pelo sucesso de aplicativos como WeChat na China, um super app combina diversas funcionalidades que normalmente seriam encontradas em aplicativos separados, como mensageria, pagamentos, compras,

Mais >>
Glossário do Direito
Acordo de Leniência

O Acordo de Leniência é um instrumento jurídico utilizado no combate à corrupção e às infrações contra a ordem econômica, permitindo que empresas e indivíduos que tenham participado de atos ilícitos colaborem com as autoridades em troca de benefícios legais, como a redução de penas e multas. O objetivo do

Mais >>
Direito Disponível

O direito disponível refere-se a uma categoria de direitos que podem ser livremente exercidos, renunciados ou transferidos pelos indivíduos, de acordo com sua vontade. Esses direitos geralmente envolvem interesses patrimoniais ou econômicos e estão relacionados a relações privadas, como contratos, propriedade e obrigações. Diferentemente dos direitos indisponíveis, que são inalienáveis

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Galícia e CESA

Galícia Educação e CESA

São Paulo, 12 de agosto de 2024 – A Galícia Educação, uma das principais instituições de ensino voltadas para cursos de pós-graduação e MBAs na área