Quando falamos de assuntos relacionados ao mundo corporativo, o termo “gestão de negócios” surge com facilidade. Ele está presente no dia a dia de muitas empresas e diversos profissionais trabalham nessa área.
Mas, afinal, o que é a gestão de negócios e como ela se aplica na administração de uma instituição? Entenda melhor sobre esse conceito, saiba qual é a sua importância e veja como se tornar um especialista nesse ramo.
Boa leitura!
O que é a gestão de negócios?
Muitos pensam que é a mesma coisa que administrar, mas, na verdade, a gestão de negócios vai um pouco além: é a habilidade e o conjunto de ações para gerenciar os processos e recursos visando os resultados desejados.
Ela é aplicada para alcançar os objetivos de forma eficaz, portanto, foca em cortar gastos desnecessários, evitar retrabalho, capacitar profissionais, reter talentos e criar estratégias que permitam tudo isso.
A principal diferença entre a administração de empresas e a gestão de negócios é que, enquanto a primeira leva em conta dados e aspectos mais racionais, a segunda une essas informações ao fator humano, focando também no desenvolvimento de pessoas.
O gestor é responsável por treinar, estimular, motivar e engajar a sua equipe, entendendo que a satisfação e o preparo do time também são fundamentais para cumprir metas.
Quais são as áreas da gestão de negócios?
As boas práticas e as técnicas da gestão de negócios podem e devem estar presentes em todas as áreas de uma organização e em qualquer segmento econômico.
Porém, ela é ainda mais necessária nos seguintes setores:
- Financeiro;
- Inovação;
- Gestão de pessoas;
- Marketing
- Contabilidade;
- Gestão de riscos;
- Gestão de projetos.
Todos esses são temas delicados e de extrema importância para o sucesso de uma empresa, por isso, requerem um cuidado extra.
Além disso, nos últimos anos a gestão de negócios também está se fortalecendo nas ações de responsabilidade social e diversidade e inclusão, sendo aplicada para gerar resultados financeiros e efetivar transformações na cultura organizacional.
Quais são os benefícios?
Afinal, quais são os impactos reais da gestão de negócios? Confira algumas das principais vantagens que as suas práticas podem trazer!
- Otimiza o trabalho em conjunto
A gestão de negócios busca integrar todos os setores em um propósito único. Assim, a comunicação entre os times é facilitada e todos os colaboradores entendem que visam um mesmo objetivo, otimizando a troca de informações e as criações em conjunto.
- Promove mais estabilidade
Com a estruturação dos processos e a prevenção de erros, a instituição fica menos propensa a sofrer crises financeiras ou se deparar com imprevistos. Isso produz um ambiente estável que beneficia os investimentos da empresa, envolve os funcionários e atrai clientes e parceiros.
- Gera credibilidade
Fatores como a valorização da gestão de pessoas e a saúde financeira em dia transmitem confiança e segurança, portanto, a gestão de negócios também contribui para a autoridade e a boa imagem da organização.
- Traz mais rentabilidade
Mesmo quando esse não é o principal objetivo, a gestão pode trazer ganhos. Com as melhorias nos processos, a maior retenção e engajamento de talentos e o desenvolvimento de planos e estratégias assertivos, a rentabilidade é uma consequência natural.
Faça o seu MBA em Gestão de Negócios!
Aqui, na Galícia Educação, oferecemos diversos MBAs voltados para essa área, com diferentes enfoques. Todos são 100% online, reconhecidos pelo MEC e ministrados por profissionais consolidados no mercado.
Veja qual é o ideal para você:
- MBA em Gestão Pragmática de Negócios com a curadoria de Dennis Penna
Descubra como atingir resultados de forma prática e objetiva, atuando em empresas maduras e em grandes áreas do mercado.
- MBA em Gestão Executiva de Negócios com a curadoria de Dennis Nakamura
Lidere negócios de alta complexidade e tome as melhores decisões com uma visão estratégica.
- MBA em Gestão de Pessoas com a curadoria de Fátima Motta
Aprenda a gerir pessoas resolvendo problemas de forma eficiente em ambientes de diferentes complexidades.
- MBA em Gestão de Negócios e Vendas com a curadoria de Rodrigo Geammal
Tenha o conhecimento e a prática em vendas sabendo como encantar o cliente com experiências inovadoras.