Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

O Estatuto da Criança e do Adolescente ECA é uma legislação brasileira instituída pela Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 que estabelece os direitos e garantias fundamentais de crianças e adolescentes bem como os deveres do Estado da família e da sociedade na proteção integral e no desenvolvimento pleno dos menores de 18 anos. Ele é considerado um marco legal no Brasil por consolidar princípios de proteção e promover a cidadania dessa parcela da população, com base no que está previsto na Constituição Federal de 1988.

O ECA define criança como a pessoa até os 12 anos incompletos e adolescente como a pessoa entre 12 e 18 anos. No entanto em situações excepcionais o código pode ser aplicado a pessoas entre 18 e 21 anos quando determinado pela autoridade competente.

O principal objetivo do Estatuto é garantir que crianças e adolescentes sejam protegidos contra negligência exploração violência discriminação crueldade e opressão. Ele regula diversas áreas de interesse relacionadas à infância e juventude como educação saúde convivência familiar proteção contra o trabalho infantil e adoção. Além disso o ECA introduz a Doutrina da Proteção Integral que enfatiza que crianças e adolescentes devem ser tratados como sujeitos plenos de direitos e não apenas como objetos de proteção.

O Estatuto também estabelece a obrigatoriedade de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Algumas medidas incluem a criação de conselhos tutelares e conselhos dos direitos da criança e do adolescente em níveis municipal estadual e federal para fiscalizar o cumprimento e atuar em casos de violação desses direitos.

Para sua aplicação o ECA prevê um conjunto de medidas previstas em casos de infrações cometidas por adolescentes que transgridam a lei chamadas de medidas socioeducativas como advertência obrigação de reparar o dano prestação de serviços à comunidade e semiliberdade entre outras. Essas medidas visam a recuperação e reintegração social do jovem infrator sempre respeitando a sua condição peculiar de desenvolvimento.

Em resumo o Estatuto da Criança e do Adolescente constitui uma ferramenta primordial para assegurar o bem-estar de crianças e adolescentes no Brasil sendo uma base essencial para nortear políticas públicas e iniciativas sociais voltadas a esse público. É uma legislação que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária ao promover a proteção de indivíduos ainda em processo de desenvolvimento e formação cidadã.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolas da Galícia Educação
Grupos de Discussão no WhatsApp
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.