Não é segredo que todo negócio precisa de uma estratégia de marketing bem definida para obter resultados significativos. E, para alcançar essa eficiência, a gestão de marketing faz toda a diferença.
Então, com um trabalho minucioso e embasado por metodologias e dados, a gestão de marketing atua com planejamento, objetivos, indicadores e processos que, estrategicamente combinados, colocam as empresas no caminho para o sucesso.
Quer saber como e por que uma gestão estratégica de marketing pode ajudar a sua organização a alcançar resultados escaláveis e sustentáveis? Acompanhe os tópicos a seguir!
O que é gestão de marketing?
Coordenando de maneira orquestrada todas as atividades e equipes envolvidas em cada etapa da estratégia, a gestão de marketing se tornou fundamental para que as empresas gerem valor para o mercado e atinjam seus objetivos organizacionais.
Segundo Philip Kotler, renomado professor conhecido como “pai do marketing”, a gestão de marketing diz respeito à escolha de mercados-alvo e a consequente satisfação de suas demandas, visando à construção de uma relação lucrativa. Essa dinâmica se torna possível a partir de estratégias de posicionamento de mercado embasadas por processos de análise, planejamento, implementação e controle.
Com mercados cada vez mais acirrados, é fundamental que as organizações invistam em operações que permitam conhecer profundamente o meio em que atuam, com o objetivo de manter a competitividade e identificar permanentemente oportunidades ainda não exploradas.
Para tal, as empresas desenvolvem processos de pesquisa de mercado que, além de indicarem um propósito a cada ação implementada, orientam a segmentação e a definição do posicionamento da empresa, com o objetivo de estabelecer vínculos sólidos com o público e fidelizar a clientela.
E portanto, sendo uma área complexa, a gestão de marketing também abrange a coordenação de atividades e equipes ligadas a desenvolvimento de campanhas, assessoria de imprensa, definição de orçamentos, estratégias de distribuição, precificação, design de produtos, divulgação, criação de conteúdo, monitoramento de métricas e muito mais!
O que é uma boa estratégia de marketing?
Uma estratégia de marketing eficiente é composta por vários elementos fundamentais, a começar pelo planejamento, que permitirá o desenvolvimento consistente de todos os projetos empreendidos.
A definição de metas e objetivos a curto, médio e longo prazos permitirá que o gestor de marketing e suas equipes identifiquem e elaborem as ações necessárias para alcançar, de maneira assertiva, os resultados desejados.
Além disso, mapear as personas do negócio, investir em bons canais para o marketing digital, utilizar ferramentas de qualidade e adotar processos bem estruturados também são pontos nevrálgicos para encaminhar a estratégia de marketing da sua empresa.
O conhecimento e a aplicação de boas práticas não devem ser negligenciados. Manter as equipes atualizadas, com treinamentos constantes e atentas às tendências do mercado, também garantirá que a empresa mantenha a relevância de suas estratégias.
Já a análise de resultados é a melhor forma de acompanhar e avaliar se os esforços empreendidos estão sendo realmente eficientes. Assim, por meio de métricas e KPIs, é possível mensurar o lucro obtido, a quantidade de clientes conquistados, o alcance das publicações e inúmeros outros indicadores e dados relevantes para a gestão de marketing.
Portanto, existem parâmetros gerais que norteiam a criação, a implementação e o acompanhamento de uma boa estratégia de marketing. Todavia, cada empresa tem recursos, necessidades e objetivos específicos, que vão condicionar de forma decisiva a elaboração de estratégias de sucesso.
Quais as diferenças entre marketing e marketing digital?
De modo generalizado, o marketing é utilizado para conquistar e fidelizar uma clientela sólida para cada organização. Chegando ao consumidor por meio de mídias offline, o marketing tradicional ainda é extremamente relevante para estabelecer uma conexão duradoura com o público.
Assim, o marketing é veiculado em canais de televisão, jornais, revistas, banners, rádio e outdoors, entre outras táticas. Não é um trabalho superficial e exige grandes investimentos e profundo conhecimento de público e mercado.
Já o marketing digital, como o nome sugere, utiliza a tecnologia para fomentar uma aproximação cada vez maior entre as empresas e seu público-alvo. Com estratégias de alcance global, a gestão de marketing digital investe na criação de conteúdos que possam gerar valor para o público e relevância à marca.
Permitindo uma comunicação bidirecional, o marketing online também proporciona uma segmentação mais precisa e o acompanhamento facilitado dos resultados das campanhas, posto que é possível mapear e mensurar todo o percurso realizado pelo lead em sua jornada.
Dicas para se organizar
A gestão estratégica de marketing é um trabalho minucioso, então requer dos líderes uma organização atenta.
Confira as nossas dicas para você se preparar e executar uma gestão de marketing campeã:
• Realize um diagnóstico interno, levantando todas as informações necessárias para a realização de seu trabalho. Mapeie o que é realmente relevante e colete dados que possam embasar com qualidade os processos de gestão;
• Identifique o seu público-alvo e busque entender detalhadamente os anseios desses consumidores. Conhecer a fundo seus clientes em potencial é um dos primeiros trabalhos que a gestão de marketing deve realizar. Esse estudo vai orientar todo o processo de definição das personas de seu negócio;
• Estude o mercado e analise de que forma ele atua sobre a organização, quais seus impactos e potencialidades. Com essa análise, será mais fácil se posicionar de forma estratégica e atuar em conformidade com as demandas;•- Estude o mercado e analise de que forma ele atua sobre a organização, quais seus impactos e potencialidades. Com essa análise, será mais fácil se posicionar de forma estratégica e atuar em conformidade com as demandas;
• Invista na criação de conteúdo de qualidade. Ao gerar valor para o público, por meio de materiais pertinentes, a empresa consolida a presença digital e reforça a sua relevância no mercado;
• Uma gestão de marketing de sucesso não acontece sem líderes qualificados. Esteja sempre atualizado, forneça treinamentos para suas equipes e invista em capacitação de forma continuada.
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