Double-Loop Learning – Aprendizado de Duplo Ciclo

Double-Loop Learning – Aprendizado de Duplo Ciclo

O termo Double-Loop Learning, traduzido como Aprendizado de Duplo Ciclo, é um conceito amplamente aplicado em gestão, educação e psicologia organizacional, inicialmente desenvolvido pelo pesquisador Chris Argyris. Este tipo de aprendizado é caracterizado por um processo reflexivo profundo, no qual as organizações e os indivíduos não apenas corrigem os erros ou ajustam ações, mas também questionam os próprios pressupostos, valores e normas que sustentam suas decisões.

No modelo tradicional de aprendizado, conhecido como Single-Loop Learning ou Aprendizado de Ciclo Único, o foco está na detecção e correção de erros dentro de um sistema estabelecido. Este ciclo único visa melhorar ou adaptar comportamentos e ações com base em resultados observados, sem necessariamente reavaliar os princípios que norteiam o próprio processo. O Double-Loop Learning vai além disso, assumindo um papel mais transformador. Ele envolve reexaminar as causas raíz dos problemas e avaliar se as normas, crenças ou estratégias subjacentes ainda são adequadas ou se elas também precisam ser alteradas.

Em um ambiente organizacional, o Aprendizado de Duplo Ciclo geralmente é ativado quando os resultados esperados não são atingidos e a solução tradicional de corrigir a ação falha em produzir os efeitos desejados. Nessas situações, a organização ou o indivíduo é convidado a fazer algo mais profundo: refletir sobre os pressupostos iniciais. Por exemplo, em vez de apenas ajustar metas para atingir resultados financeiros, uma empresa pode questionar se os valores e práticas por trás dessas metas estão alinhados com sua missão e visão no longo prazo.

Adotar o Double-Loop Learning é essencial para ambientes em constante mudança, pois fomenta a capacidade de adaptação e promove inovação. Ele incentiva líderes e equipes a não apenas aceitarem mudanças, mas também a criarem mudanças conscientes, baseadas em um entendimento mais profundo do que estrutura seu comportamento, decisões e políticas operacionais.

Por outro lado, implementar o Aprendizado de Duplo Ciclo pode ser desafiador, pois exige coragem e disposição para enfrentar problemas complexos que podem tocar em questões culturais, emocionais ou institucionais profundamente enraizadas. Nem todas as pessoas ou organizações estão preparadas para reavaliar crenças ou práticas que, muitas vezes, se tornaram parte de sua identidade ao longo do tempo.

Em resumo, o Double-Loop Learning representa uma abordagem mais proativa e reflexiva para lidar com problemas e desafios. Ele não é apenas sobre fazer algo diferente, mas sim sobre pensar de forma diferente. Mais do que ajustar ações, trata-se de remodelar as lentes através das quais ações e decisões são tomadas. Este tipo de aprendizado, embora desafiador, possibilita o crescimento sustentável, promove inovação e fortalece a resiliência tanto em indivíduos quanto em organizações.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolas da Galícia Educação
Grupos de Discussão no WhatsApp
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.