A indústria de marketing digital está crescendo em tempo recorde no mundo todo. Esse fenômeno também está ligado à pandemia, pois mais pessoas estão trabalhando de home office, aprendendo à distância e comprando online. Se você vê uma oportunidade nesse ramo e deseja se especializar, confira as dicas que separamos neste artigo para escolher o melhor curso de marketing digital.
À medida que partes de nossas vidas – especialmente nossas vidas profissionais – se tornam digitais, mais pessoas se interessam pela área do marketing. Com todas as opções disponíveis para o aprendizado online hoje, escolher o curso certo pode ser difícil.
Mas a primeira dica que já queremos ressaltar aqui é: vale a pena! Conhecimento em marketing digital é definitivamente uma vantagem no mercado e pode criar novas oportunidades de carreira, isso sem falar no mercado de trabalho, que não para de crescer.
Na verdade, segundo o relatório “Global Digital Advertising and Marketing Industry”, desenvolvido pela empresa Global Industry Analysts, estima-se que o mercado atingirá o valor de 640 bilhões de dólares em 2027 (ele ficou em $ 322,5 bilhões em 2020). Então, se você está procurando por um plano de carreira sólido nos próximos anos, o marketing digital é uma excelente escolha.
Nem é preciso dizer que as opções de cursos para a área são inúmeras. Como tudo na internet, como saber se um curso é realmente o que você procura e não apenas mais uma maneira de ganhar dinheiro?
Aqui estão nossas dicas para escolher o melhor dos cursos de marketing digital.
O que não pode faltar no curso de marketing digital
Ah, antes de começar, vale lembrar que o marketing digital é um campo amplo e bem segmentado. Ele pode incluir redes sociais, conteúdo, anúncios, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e muito mais. Portanto, é importante saber quais tópicos específicos você está procurando.
Se você é um iniciante, é bom começar com um curso mais genérico, já que eles fornecem uma visão geral do marketing digital. Se você estiver mais avançado, precisará de um curso mais específico. Certifique-se de definir metas e determinar suas necessidades para que possa encontrar um curso que se adapte a você.
Bom, agora sim podemos começar. Para descartar cursos que não são tão bons assim da sua lista, veja alguns itens essenciais que não podem faltar em um curso de marketing digital:
Conteúdo atualizado
O marketing digital mora em um ambiente de ritmo acelerado. Os algoritmos mudam (não 800 vezes por ano, como algumas pessoas pensam) e novas ferramentas e recursos são criados com frequência. Por isso, a parte prática – trabalhar com as ferramentas mais atualizadas e aprender as melhores estratégias – é muito importante.
Mas, isso significa que a teoria não é importante? Não, de forma alguma. Há uma base de pesquisas importantes sobre como ter sucesso no espaço digital. Mas, em um ambiente acelerado, você não pode confiar apenas na teoria.
Foco no mundo real (e próximo)
Além do conteúdo atualizado, o curso de marketing digital deve oferecer propostas que possam dar uma perspectiva sobre o mundo real. Isso significa usar conteúdos e exemplos próximos, reais, brasileiros e que estão em pauta no momento atual.
Professores experientes
Quem são os responsáveis pelo curso? Que experiência profissional e realizações eles possuem? Você se beneficiará com a instrução de um especialista se o curso for ministrado por alguém que já atua no setor há algum tempo.
Metodologia que garanta o aprendizado
Um curso de marketing digital só é bom se tiver uma metodologia que priorize o aprendizado do aluno. Se você está escolhendo um curso que não se importa se você está ou não aprendendo, então o curso é inútil.
A importância de investir em um curso de marketing digital
Bem, com certeza você não aguenta mais ouvir que “vivemos na era da informação”. Mas já parou para pensar que nunca foi tão fácil aprender coisas novas? Existem várias plataformas onde as pessoas compartilham informações. Você pode até mesmo pesquisar no Google e aprender várias coisas. Então, por que escolher um curso (principalmente um curso pago)?
Olha só, existem bons motivos. Em primeiro lugar, há uma demanda enorme e ainda crescente por profissionais de marketing digital com habilidades aprimoradas. Existem empregos em quase todos os setores imagináveis.
Na maioria dos casos, você pode entrar em campo com um baixo custo de entrada (ou seja, com pré-requisitos de conhecimento e experiência limitados). Mas os campos de especialização são muitos, e é onde você pode se destacar tendo mais conhecimento.
Além disso, o curso de marketing digital te coloca em contato com profissionais da área que irão agregar muito valor ao seu networking.
O que levar em consideração na escolha
Há quem diga que os detalhes fazem toda a diferença (e nós não podíamos estar mais de acordo). Veja algumas dicas para escolher o curso de marketing digital certo:
1 – Profundidade do currículo: é crucial que você aprenda um conjunto completo de habilidades que irão te preparar para uma carreira em marketing digital. Por isso, confirme se o curso tem um currículo sólido.
2 – Aprendizagem interativa e prática: veja se suas habilidades serão colocadas à prova e se você poderá praticar o que está aprendendo por meio de projetos semelhantes aos que existem na área.
3 – Experiência do aluno: procure feedbacks de alunos que já fizeram o curso e veja como foi a experiência deles.
4 – Atendimento ao aluno: pode não parecer, mas é muito importante que o atendimento funcione de forma eficaz, principalmente em cursos online. Todo mundo sabe como é chato ter que ficar 40 minutos no telefone com o banco para resolver alguma coisa (e no fim não conseguir resolver nada), então dê atenção a esse tópico!
5 – Assistência para colocação ou estágio: o curso tem alguma parceria que pode te auxiliar a conseguir um emprego após a formação? Isso pode ajudar muito a ingressar no mercado ou a conseguir cargos melhores.
Agora que você já sabe como pesquisar para escolher o melhor curso de marketing digital de todos, não deixe de conferir o curso da Galícia Educação. Ele foi desenvolvido por grandes especialistas da área e conta com metodologias ativas de ensino que tornam o aprendizado muito mais dinâmico e eficiente.
E se gostou do conteúdo desse post, não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades por aqui!
Trackbacks/Pingbacks