Galícia Educação
Gift Store

Criatividade e inovação: como se destacar na carreira

criatividade e inovação

Criatividade e inovação são vistas muitas vezes como uma coisa só. Porém, mesmo que andem juntas, elas são diferentes. Conheça mais sobre elas aqui e saiba como essas duas ferramentas podem te ajudar a se destacar no mercado de trabalho.

O que é criatividade e inovação?

 Vamos começar com algumas definições:

  1. Criatividade é a capacidade ou ato de conceber algo original ou incomum
  2. A inovação é a implementação de algo novo.

Bom, na prática funciona mais ou menos assim:

Se você teve uma reunião de brainstorm e sonha com dezenas de novas ideias, então você demonstrou criatividade, mas não há inovação até que algo seja implementado. 

Alguém tem que assumir o risco para que uma ideia criativa se transforme em inovação. Ah, e inovação nem sempre se traduz em um produto, viu?

Temos a tendência de pensar em inovação como um novo produto, mas você pode inovar com um novo processo, método, modelo de negócios, parceria, rota para o mercado ou método de marketing. 

Na verdade, todos os aspectos de uma operação comercial são candidatos à inovação – portanto, não restrinja sua visão de inovação a produtos.

 

Algumas das inovações mais poderosas que você pode fazer estão em métodos de negócios e serviços ao cliente. Se olharmos para empresas como Uber ou Amazon, vamos ver que suas grandes inovações estavam em seus modelos de negócios, e não em novos produtos.

Como elas se complementam?

Essas duas ferramentas se complementam na medida que a inovação é a criatividade mobilizada para a ação.

Quando uma pessoa tem uma ideia, ela está sendo criativa; ela usa essa ideia em algo concreto, está sendo inovadora.

Ou seja, a inovação requer criatividade para ser possível, e criatividade requer inovação para ser útil.

5 formas de desenvolver a criatividade e inovação para se destacar na carreira

Daniel Burrus, considerado um dos maiores especialistas em inovação e tendências globais, desenvolveu uma série de estratégias para desenvolver a criatividade e inovação. Vamos mostrar algumas delas aqui:

  1. “A inovação é baseada no conhecimento – leia coisas que você normalmente não lê”. Essa sugestão nos lembra que mudar as coisas exige saber como e por que elas funcionam (ou não) e nos incentiva a continuar ampliando nossa compreensão do mundo em que vivemos e trabalhamos.

  1. “Suas percepções podem limitar seu raciocínio”. Podemos ficar presos em nossas próprias perspectivas, então pedir a opinião de outras pessoas pode nos ajudar a ver as coisas com mais clareza.

  2. “Trate os padrões como parte do problema”. Aqui a ideia é como aquele ditado que diz que não adianta trocar seis por meia dúzia. Use o processo criativo para evitar velhas formas de pensamento e chegar a soluções verdadeiramente novas.

  1. “Tenha ideias no início do processo de inovação … e depois pare”. Lembre-se que para inovar é preciso implementar. Não perca tempo com uma infinidade de ideias – concentre-se nas que estão realmente em execução.
  1. “Mantenha a mente aberta”. A inovação e a criatividade dependem de um processo que permite que pensamentos e ideias fora do padrão fluam, expandam. Claro, o momento criativo é mais experimental do que o inovador, mas o princípio é o mesmo: você tem que ter a mente aberta.

Sabemos que implantar essas estratégias às vezes pode ser difícil nos negócios. As regras e sistemas em vigor não foram implementados por acaso, e alterá-los pode ser um desafio e tanto. 

A boa notícia é que para te ajudar nesse desafio, nós desenvolvemos um módulo sobre Inovação e Criatividade no curso de Pós-graduação Gestão de Marketing – Martech e Adtech

Ele foi desenhado para fazer da inovação uma prática diária em sua vida. Você vai aprender como aproveitar sua criatividade para produzir continuamente novas soluções para qualquer desafio que enfrentar.

E tem mais: também temos um curso nanodegree integralmente focado nesse tema. No curso “Inovação e Criatividade: desenvolvendo o processo criativo” você terá acesso à discussão sobre o processo criativo, à técnicas e ferramentas sobre ativadores criativos e a concepção de empresas criativas.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Real Skills

“Real skills” é um termo que se refere a habilidades essenciais e práticas que são altamente valorizadas tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana. Ao contrário de uma simples divisão entre habilidades técnicas (hard skills) e habilidades interpessoais (soft skills), as real skills abrangem um conjunto integrado de

Mais >>
Custo por Aquisição (CPA) – Cost Per Acquisition (CPA)

O Custo por Aquisição, ou Cost Per Acquisition (CPA), é uma métrica de marketing que representa o custo médio que uma empresa incorre para adquirir um novo cliente ou realizar uma conversão específica. O CPA é uma medida importante da eficiência e da eficácia das campanhas de marketing, ajudando as

Mais >>
Glossário do Direito
Audiência de Custódia

A audiência de custódia é um procedimento judicial instituído no Brasil que garante a apresentação de uma pessoa presa em flagrante delito perante um juiz em um curto período de tempo, geralmente 24 horas após a prisão. Este procedimento tem como objetivo avaliar a legalidade e a necessidade da prisão,

Mais >>
Ação Popular

A Ação Popular é um instrumento jurídico que permite a qualquer cidadão brasileiro, no exercício de sua cidadania, ingressar com uma ação judicial para anular atos lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. Regulada pela Lei nº 4.717/1965, a Ação Popular

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Galícia e CESA

Galícia Educação e CESA

São Paulo, 12 de agosto de 2024 – A Galícia Educação, uma das principais instituições de ensino voltadas para cursos de pós-graduação e MBAs na área