Criatividade e inovação são vistas muitas vezes como uma coisa só. Porém, mesmo que andem juntas, elas são diferentes. Conheça mais sobre elas aqui e saiba como essas duas ferramentas podem te ajudar a se destacar no mercado de trabalho.
O que é criatividade e inovação?
Vamos começar com algumas definições:
- Criatividade é a capacidade ou ato de conceber algo original ou incomum
- A inovação é a implementação de algo novo.
Bom, na prática funciona mais ou menos assim:
Se você teve uma reunião de brainstorm e sonha com dezenas de novas ideias, então você demonstrou criatividade, mas não há inovação até que algo seja implementado.
Alguém tem que assumir o risco para que uma ideia criativa se transforme em inovação. Ah, e inovação nem sempre se traduz em um produto, viu?
Temos a tendência de pensar em inovação como um novo produto, mas você pode inovar com um novo processo, método, modelo de negócios, parceria, rota para o mercado ou método de marketing.
Na verdade, todos os aspectos de uma operação comercial são candidatos à inovação – portanto, não restrinja sua visão de inovação a produtos.
Algumas das inovações mais poderosas que você pode fazer estão em métodos de negócios e serviços ao cliente. Se olharmos para empresas como Uber ou Amazon, vamos ver que suas grandes inovações estavam em seus modelos de negócios, e não em novos produtos.
Como elas se complementam?
Essas duas ferramentas se complementam na medida que a inovação é a criatividade mobilizada para a ação.
Quando uma pessoa tem uma ideia, ela está sendo criativa; ela usa essa ideia em algo concreto, está sendo inovadora.
Ou seja, a inovação requer criatividade para ser possível, e criatividade requer inovação para ser útil.
5 formas de desenvolver a criatividade e inovação para se destacar na carreira
Daniel Burrus, considerado um dos maiores especialistas em inovação e tendências globais, desenvolveu uma série de estratégias para desenvolver a criatividade e inovação. Vamos mostrar algumas delas aqui:
- “A inovação é baseada no conhecimento – leia coisas que você normalmente não lê”. Essa sugestão nos lembra que mudar as coisas exige saber como e por que elas funcionam (ou não) e nos incentiva a continuar ampliando nossa compreensão do mundo em que vivemos e trabalhamos.
- “Suas percepções podem limitar seu raciocínio”. Podemos ficar presos em nossas próprias perspectivas, então pedir a opinião de outras pessoas pode nos ajudar a ver as coisas com mais clareza.
- “Trate os padrões como parte do problema”. Aqui a ideia é como aquele ditado que diz que não adianta trocar seis por meia dúzia. Use o processo criativo para evitar velhas formas de pensamento e chegar a soluções verdadeiramente novas.
- “Tenha ideias no início do processo de inovação … e depois pare”. Lembre-se que para inovar é preciso implementar. Não perca tempo com uma infinidade de ideias – concentre-se nas que estão realmente em execução.
- “Mantenha a mente aberta”. A inovação e a criatividade dependem de um processo que permite que pensamentos e ideias fora do padrão fluam, expandam. Claro, o momento criativo é mais experimental do que o inovador, mas o princípio é o mesmo: você tem que ter a mente aberta.
Sabemos que implantar essas estratégias às vezes pode ser difícil nos negócios. As regras e sistemas em vigor não foram implementados por acaso, e alterá-los pode ser um desafio e tanto.
A boa notícia é que para te ajudar nesse desafio, nós desenvolvemos um módulo sobre Inovação e Criatividade no curso de Pós-graduação Gestão de Marketing – Martech e Adtech.
Ele foi desenhado para fazer da inovação uma prática diária em sua vida. Você vai aprender como aproveitar sua criatividade para produzir continuamente novas soluções para qualquer desafio que enfrentar.
E tem mais: também temos um curso nanodegree integralmente focado nesse tema. No curso “Inovação e Criatividade: desenvolvendo o processo criativo” você terá acesso à discussão sobre o processo criativo, à técnicas e ferramentas sobre ativadores criativos e a concepção de empresas criativas.