O feedback é uma ferramenta muito poderosa. Se oferecido de forma adequada, tem a capacidade de resolver problemas de forma inteligente e desenvolver os colaboradores da organização que você faz parte, melhorar os níveis de confiança e comunicação e fortalecer os laços entre funcionários e gestores.
Mas, infelizmente, o feedback é frequentemente ignorado ou totalmente omitido em um esforço para evitar desconforto. É por isso que hoje vamos trazer algumas dicas para você saber exatamente como dar um bom feedback aos outros colaboradores.
Como dar um feedback de forma assertiva?
Como líder, independente do seu setor, saber dar um feedback eficaz é uma ferramenta básica para ter em seu repertório, já que pode agregar valor ao trabalho de todos e manter uma boa produtividade e satisfação no trabalho.
Para que o feedback seja produtivo e benéfico, deve ser útil para a pessoa que o recebe, obviamente. O destinatário deve:
- Compreender as informações que você expôs,
- Aceitar as informações que você comunicou e
- Ser capaz de fazer algo construtivo com as informações que recebeu
Planeje seu feedback para garantir que ele atenda a esses três pontos-chave. Se ele apenas atender às suas necessidades e não às do destinatário, terá poucos benefícios com ele – e pode ser ainda pior: você pode criar um clima tenso no ambiente.
Qual o efeito de um bom feedback?
Um bom feedback ajuda a alcançar resultados positivos para todos. Ele ajuda a motivar os colaboradores, aumenta a confiança e mostra às pessoas que você as valoriza.
Além disso, também ajuda as pessoas a compreenderem e desenvolverem suas habilidades – e tudo isso tem um impacto positivo no desempenho individual, da equipe e da organização.
Colocando em prática
Utilize as 6 diretrizes a seguir para fornecer feedback eficaz :
- O feedback deve ser impessoal, relacionado ao desempenho do trabalho, comportamentos e resultados – e não para a pessoa individual. Você pode conseguir isso facilmente evitando mensagens do tipo ‘você’, como ‘Você não completou o relatório corretamente’. Alterar isso para ‘Posso não ter mostrado a você o modelo de relatório correto a ser usado para isso’ elimina qualquer percepção de culpa ou acusação.
- O feedback deve ser específico, descritivo e factual ao invés de geral, e deve seguir o mais próximo possível da sua observação de comportamentos ou desempenho específicos. Agendar sessões regulares de feedback ajudará aqui, mas não se esqueça de que o feedback informal é tão útil e poderoso quanto o feedback formal.
- O feedback deve ser compreendido pelo destinatário. Use habilidades eficazes de questionamento e escuta para garantir que seu feedback possa ser categorizado como comunicação significativa.
- O feedback deve se concentrar apenas nas áreas, ações e comportamentos sobre os quais o destinatário tem controle pessoal. Se uma tarefa não foi concluída de acordo com o padrão devido a um problema com outro indivíduo, departamento ou fornecedor, seu feedback deve se concentrar em como superar esse problema, em vez de focar na incapacidade do destinatário de concluí-lo.
- O feedback deve ser oportuno. Deve começar quando for realmente necessário ou quando o destinatário o estiver procurando ativamente.
- O feedback deve ser gerenciável do ponto de vista do destinatário. Certifique-se de não sobrecarregá-los com instruções e sugestões de informações. Considere cuidadosamente o que precisa ser discutido, como deve ser discutido e em que profundidade você levará a discussão.
Junto com essas diretrizes e assumindo um compromisso consciente de dar feedback formal e informal regular, consistente, você garantirá que seu feedback seja eficaz e atinja com êxito a mudança e o crescimento.Para saber mais sobre gestão e liderança, conheça os cursos da Escola de Gestão aqui, eles podem fazer toda a diferença na sua carreira e te deixar ainda mais perto do sucesso, conheça!