Com as práticas de ESG ganhando destaque em âmbito empresarial, uma nova mentalidade começa a tomar forma e guiar os processos de gestão, valorizando, cada vez mais, a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e harmônicos, que proporcionem não apenas o crescimento escalável dos negócios, mas também o desenvolvimento de seus colaboradores.
Assim, a humanização das relações corporativas se refere ao processo de tornar as interações entre empregadores e empregados mais humanas e baseadas em valores, em vez de serem puramente baseadas em lucro.
No cerne da gestão humanizada está a busca por ações que estimulem a satisfação dos funcionários, a retenção de talentos e melhorem a imagem da marca. Isso pode incluir práticas como o envolvimento dos funcionários no processo de tomada de decisão, a promoção de uma cultura de respeito e inclusão e o investimento em programas de desenvolvimento e bem-estar para os colaboradores.
Quer saber mais sobre esse tipo de gestão e descobrir como implementar uma liderança humanizada?
Confira o artigo que a Galícia preparou para você!
O que é gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma forma de gerenciamento de recursos humanos que se concentra em enxergar os colaboradores como indivíduos completos e complexos, respeitando suas particularidades e subjetividades enquanto pessoa humana, e não apenas como “números” ou meros recursos para a obtenção de um fim.
Então, em algumas das principais características da gestão humanizada incluem:
- Comunicação aberta e transparente, por meio da qual os funcionários são mantidos informados sobre as decisões da empresa e os desenvolvimentos relevantes e têm a oportunidade de fornecer suas opiniões e sugestões.
- Participação e envolvimento dos colaboradores no processo de tomada de decisão, dando oportunidades para que contribuam para a melhoria das operações e do ambiente de trabalho.
- Cultura organizacional positiva, em que a empresa promove uma cultura de respeito, colaboração, inclusão e diversidade, para que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados.
- Investimento maciço em programas de desenvolvimento e bem-estar dos funcionários, para ajudá-los a atingir seus objetivos profissionais e pessoais.
- Recompensas e reconhecimento pelo desempenho dos funcionários e seus contributos para o sucesso da empresa.
- Flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com opções de trabalho diversificadas, como trabalho remoto, híbrido ou horários flexíveis. Isso para ajudar os funcionários a equilibrarem suas demandas profissionais e privadas.•Flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com opções de trabalho diversificadas. Tais como trabalho remoto, híbrido ou horários flexíveis, para ajudar os funcionários a equilibrarem suas demandas profissionais e privadas.
- Responsabilidade social, de modo que a empresa tenta mitigar o impacto de suas ações na sociedade e no meio ambiente. Nesse ponto, a gestão humanizada também se relaciona com os indicadores ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Também pode incluir medidas como a redução da emissão de carbono, a diversidade e a inclusão, a ética e a transparência. Assim, essa integração pode ajudar as empresas a alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável e a criar valor para todos os seus stakeholders, incluindo funcionários, investidores, clientes e a comunidade.
As vantagens da gestão humanizada
Parece óbvio pensar que a gestão humanizada é fundamental para a criação de ambientes produtivos e igualmente saudáveis. Entretanto, os benefícios dessa prática vão muito além do óbvio, influenciando até mesmo em aspectos como a retenção de talentos e melhoria na relação com investidores.
Confira algumas das vantagens proporcionadas pela gestão humanizada:
Melhor desempenho
A gestão humanizada tende a aumentar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa, o que pode levar a melhores índices de desempenho e rentabilidade.
Menor rotatividade de funcionários
Com o aumento da satisfação e do bem-estar no ambiente de trabalho, há menos turnover, reduzindo a rotatividade e garantindo a continuidade da equipe.
Maior atratividade para funcionários e clientes
A gestão humanizada ajuda a atrair e reter talentos, além de aumentar a fidelidade dos clientes, pois as empresas com esse tipo
de gestão são vistas como éticas e conscientes, tornando-se mais atraentes para os consumidores.
Mais transparência e comunicação
Um dos pilares da gestão humanizada é a valorização da comunicação. Além de aumentar a transparência nos processos, essa cultura favorece a confiança e a colaboração entre funcionários e gestores.
Inovação
Uma gestão humanizada pode fomentar a inovação e o pensamento criativo, uma vez que os funcionários se sentem mais valorizados e têm mais autonomia e oportunidades para expressar suas ideias.
Melhor relacionamento com investidores
Empresas socialmente responsáveis e com cultura organizacional positiva estão cada vez mais valorizadas no mercado. Além disso, a gestão humanizada pode reduzir a incidência de problemas legais, aumentar a confiança e a credibilidade para os consumidores, melhorar a imagem da marca e, consequentemente, melhorar o desempenho financeiro, tornando a corporação mais atrativa para os investidores.
Como implementar uma liderança humanizada?
Implementar uma liderança humanizada pode ser um processo complexo e desafiador, mas existem algumas etapas fundamentais para dar início a essa forma de gestão.
Portanto, confira as dicas que a Galícia preparou para você:
• Antes de começar a implementar uma liderança humanizada, é importante entender o que ela significa e como se diferencia de outras formas de gestão. Informe-se, estude e coloque em prática os princípios da gestão humanizada, que se baseia na premissa de que os funcionários são seres humanos, e não recursos, valorizando suas necessidades, desejos e sonhos e incentivando-os a desenvolver habilidades e potenciais.
• Criar um ambiente de trabalho positivo é fundamental para implementar uma liderança humanizada. Isso inclui proporcionar ambientes seguros, nos quais os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões e ideias.
• É importante promover a transparência e a comunicação eficaz, para que os funcionários entendam os objetivos e metas da empresa.
• Conheça seus funcionários e entenda suas demandas, necessidades, preocupações e objetivos. Pois isso pode ser alcançado por meio de entrevistas individuais, reuniões regulares e questionários de feedback.
• Além de fornecer feedbacks regulares, pratique a escuta ativa. Dê atenção e consideração às sugestões dos funcionários.
• Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional é parte fundamental da gestão humanizada. Isso pode incluir treinamentos, programas de mentoria e oportunidades de carreira.
• Reconhecer e valorizar o trabalho dos funcionários também faz parte de uma cultura humanizada e pode incluir elogios públicos, prêmios e reconhecimento formal.
• Seja empático e trate os funcionários com respeito, confiança e dignidade. É imprescindível que os gestores sejam sensíveis às necessidades dos colaboradores e tratem todos de maneira justa e imparcial, valorizando a equipe como um todo.
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