No marketing digital, você não vai muito longe sem ouvir o termo “big data”. Definitivamente, ele se tornou uma das ferramentas tecnológicas mais valiosas do mundo. Por isso, nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre o Big Data Marketing, sua importância, como usá-lo e algumas dicas para melhorar a experiência do cliente.
Big Data no Marketing
O Big Data Marketing é a tecnologia que analisa os padrões de consumo, preferências e informações dos clientes por meio de dados. Com isso, ele ajuda a oferecer benefícios personalizados para as pessoas que provavelmente comprarão os produtos/ consumirão os serviços.
Ele pode ser aplicado em vários setores e hoje é usado tanto no marketing de varejo como para analisar tendências políticas, sociais e culturais.
Big Data no Marketing fornece insights sobre, por exemplo, qual conteúdo é mais eficaz em cada estágio de um ciclo de vendas – além de facilitar a criação de estratégias para aumentar as taxas de conversão, engajamento de clientes potenciais e valor de vida do cliente.
Todos esses insights são essenciais para qualquer campanha de marketing, já que fornecem um norte para aproveitar todas as oportunidades de vendas.
Onde usar o Big Data no Marketing?
O Big Data Marketing pode (e deve) ser usado para muitos pontos de melhoria quando usado corretamente. Veja os pontos principais:
- Construindo melhores relacionamentos com o cliente
Conhecer o cliente e suas preferências permite que a equipe de marketing entenda os seus pontos de tomada de decisão. Com isso, é possível tornar a jornada de compra do cliente mais certeira e adequada.
Por exemplo, se os dados indicarem que existe alguma rede social que os consumidores estão inclinados a usar, a equipe de marketing pode se concentrar na construção de estratégias para lá.
Outro exemplo, usando ainda mais os dados: o cliente comprou um produto que a marca calcula que durará cerca de 3 meses – depois desse período é possível voltar a impactá-lo oferecendo um refil do produto.
É esse tipo de estratégia que fortalece a relação entre marca e consumidores, sempre entendendo o momento em que eles estão – e os dados vão te ajudar muito nisso.
- Posicionamento de marca apropriado
O Big Data Marketing facilita o posicionamento da marca ou do produto por ser a fonte de várias categorizações e agrupamentos. Ter dados sobre o crescimento e a base de clientes pode ajudar as empresas a se posicionarem no mercado de forma correta.
Ter uma ideia sobre porque sua marca é popular entre qual base de consumidores pode ajudar a determinar o nicho, bem como a fazer uma estratégia que represente bem a marca e possa chamar a atenção de outros clientes também.
O posicionamento da marca pode ser feito com base em vários indicadores: preço, qualidade, público-alvo, causa social, entre outros. O objetivo é fazer com que a marca ganhe impulso entre um determinado grupo.
Esse tipo de estratégia de marketing é muito aplicado e não apenas melhora as vendas, mas também cria concorrência no mercado.
- Precificando melhor
O Big Data Marketing também permite que as empresas tenham os detalhes sobre os preços dos concorrentes e taxas de inflação ao longo dos anos – e também pode ajudar as empresas a entender o poder de compra dos usuários da marca.
A regulação de preços não é algo realmente controlado pela equipe de marketing, mas ainda assim eles podem fornecer insights para justificar os preços mantidos pela empresa para seus produtos.
Além disso, os dados podem ajudar a empresa com novas estratégias a zerar os estoques dos produtos antigos por meio de promoções, por exemplo.
- Criação de campanhas e anúncios
O Big Data Marketing fornece insights sobre todos os segmentos de uma campanha: público, canais, investimento, conversão, entre muitos outros.
Com ele você pode analisar os canais que são capazes de entregar os melhores resultados, quais segmentações usar, localização, etc. Isso faz com que a empresa invista em seus canais de acordo com os anúncios relacionados.
Como obter dados incríveis para tomadas de decisão
As empresas coletam Big Data dos clientes das seguintes maneiras:
- Perguntando – geralmente, é assim que as empresas conseguem o nome do cliente, informações de contato e endereço. Esses dados são os mais básicos porque são os mais inevitáveis, já que são solicitados durante uma compra online. Isso vira parte da base de dados geográficos e de contato.
- Estudando o Google Analytics – com essa ferramenta é possível saber vários dados sobre a empresa e os clientes, como por exemplo: quanto tempo os visitantes ficam no seu site; em quais links eles estão clicando; o que estão compartilhando nas mídias sociais; se estão acessando pelo computador ou celular; os horários de acesso; entre outros.
- Oferecendo conteúdos online – na medida que um cliente evolui na jornada de compra, a empresa pode oferecer infoprodutos como e-books e infográficos que sejam de seu interesse em troca de mais informações do contato.
Como otimizar a experiência do usuário através do Big Data Marketing
E aí, já se convenceu que é hora de esboçar algumas práticas para implementar de uma vez por todas o Big Data Marketing? Então veja aqui seis conceitos básicos para você começar
- Seja flexível e não use as mesmas análises todas as vezes
Não importa o quanto pareça funcionar hoje, você pode apostar que vai querer fazer alterações antes do que pensa.
Flexibilidade é fundamental e você deve escolher tecnologias e práticas que possam se adaptar a tudo que surgir em seu caminho. Sem inovação constante, você ficará para trás.
- Aposte em trabalho em equipe
Dados são complexos. Você provavelmente precisará da ajuda de uma equipe para entender quais dados estão disponíveis, quais regulamentações se aplicam, quais tecnologias são necessárias e como reportar tudo o que descobrir.
- A Lei de Proteção de Dados é sua nova melhor amiga
“Acho que a verdadeira questão, à medida que a Internet se torna mais importante na vida das pessoas, é qual é a regulamentação certa, e não se deveria haver [regulamentação] ou não”, disse Zuckerberg em depoimento durante uma reunião do Senado dos Estados Unidos.
O Facebook, assim como muitas empresas, lançou opções de privacidade em todo o mundo. A razão para apoiar a regulamentação é que, primeiro, ela garante a seus clientes que você leva a privacidade deles a sério e, segundo, é sustentada pela ética.
Por isso é extremamente importante se atentar em cumprir a lei e garantir que os clientes estão cientes da coleta de dados.
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