Galícia Educação

Como ter autodisciplina nos estudos?

autodisciplina

Provavelmente você conhece alguém que é a palavra autodisciplina em pessoa. Aquela pessoa que acorda às 5 da manhã e em uma hora já foi correr, meditou, tomou um suco verde e, bem, enquanto isso você ainda está adiando o despertador para dormir mais 10 minutinhos.

Como é que, para algumas pessoas, seguir um cronograma parece fácil, enquanto para outras parece impossível?  A diferença aqui é a autodisciplina. Entenda um pouco mais sobre ela e saiba como desenvolvê-la para os seus estudos.

Autodisciplina: você costuma ter?

Algumas pessoas são melhores em autodisciplina do que outras, isso é um fato. Mas como saber se você tem ou não essa habilidade?

Bom, a autodisciplina fala muito sobre se concentrar no que você quer para o futuro – e não no que você quer agora. 

Se constantemente você perde o foco das suas tarefas e passa um bom tempo concentrado em pequenas situações de prazer momentâneo (rolar o feed do Instagram, jogar um jogo, etc), significa que você precisa trabalhar mais a autodisciplina.

A boa notícia é que a autodisciplina não é uma habilidade inata, então ela pode sim ser aprendida. Veja algumas técnicas para isso a seguir.

Como desenvolver a autodisciplina nos estudos?

Aqui estão algumas etapas simples para te ajudar a desenvolver a autodisciplina nos estudos:

1 – Afaste-se das tentações. Desligar o celular é demais para você? Bom, então pelo menos tente deixar o telefone longe durante os períodos em que estiver estudando.

2 – Alimente seu cérebro. Praticar autodisciplina nos consome de verdade. Você sabia que se forçar a ignorar o que deseja agora para se concentrar em seus objetivos de longo prazo esgota rapidamente seus níveis de glicose?

Desligar a tecnologia e criar um espaço focado para estudar não adianta nada se você não consegue parar de pensar naquele chocolate no armário da cozinha. 

Então, antes de começar, faça um lanche rico em “comida cerebral” – ovos mexidos, vegetais ou peixes devem resolver o problema. Além disso, também é bom evitar muitos doces – isso só vai aumentar os níveis de açúcar no sangue, seguido por uma queda enorme e improdutiva.

3 – Planejamento. Gerenciar seu tempo é uma das coisas mais importantes da autodisciplina, então a dica é montar um cronograma diário. Tente acordar na mesma hora todos os dias e inclua os horários de descanso no planejamento.

4 – Recompensas. Para algumas pessoas, ser autodisciplinado já é uma recompensa suficiente. E, bom, para o restante de nós, às vezes a chave para a autodisciplina está na qualidade da recompensa. 

Estabeleça uma meta – por exemplo, concentre-se em um capítulo específico por X minutos. Quando o tempo acabar e você tiver concluído a tarefa com sucesso, dê a si mesmo um pequeno agrado. Isso pode durar cinco minutos nas redes sociais ou um café delicioso, o que funcionar melhor para você. Conheça mais sobre a técnica Pomodoro aqui.

5 – Little steps! Lembre-se de que a autodisciplina não é uma habilidade inata. Embora algumas pessoas pareçam ter uma força de vontade mais forte, o resto de nós precisa continuar praticando.

Saiba como fazer a “gestão de si”

A chave para grandes resultados está na autodisciplina. Ao aprimorar essa habilidade agora, você se colocará no caminho do sucesso não apenas nos estudos, mas ao longo da vida.

Por isso, desenvolvemos e adicionamos ao curso Gestão de Pessoas – Liderança em Novos Tempos, uma matéria que vai te ajudar a se concentrar no que você realmente deseja, e não no que deseja agora. 

No módulo de Gestão de Si, você vai conhecer ferramentas e discutir mentalidades que potencializam sua gestão física, mental, emocional, espiritual e de postura profissional.

Conheça o curso aqui e saiba mais!

Compartilhe:

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como fazer um mapa mental em XX passos simples - […] para te ajudar na hora dos estudos e na estruturação de pensamentos? Confira aqui o post “Como ter autodisciplina…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados